Algumas verdades e mitos sobre construção em madeira.
Já ouvi dizer de tudo sobre a madeira até que acharam pedaços da “Arca de Nóe” e a minha preferida “Eu sou Groot”.
Agora dizer que a madeira não é um material muito resistente para construção de casas? Ou de que usar a madeira para construir uma casa é sinal de fungos, mofos e cupins? E aquela afirmação de que madeira pega fogo muito fácil? Fica aqui vamos desmistificar tudo sobre esses mitos.
MITO 1 Madeira pega fogo muito fácil!
Outra grande mentira! De todos os materiais comuns na construção de edificações, a madeira é a que melhor se comporta às ações do fogo já que o aço se deforma completamente e o concreto explode.
A madeira se comporta após algum tempo exposta ao fogo em uma temperatura próxima de 280 oC.
Após a exposição ao fogo, é possível notar que a seção da peça foi reduzida, mas grande parte ficou intacta, sendo assim, a peça ainda seria capaz de sustentar as cargas previstas para tal.
Caso fosse utilizada novamente, seria necessário apenas um novo cálculo para verificação da resistência da peça às novas cargas atuantes e remover a camada de carvão.
Inclusive, um ponto muito importante em se tratando de segurança: se um prédio de estrutura de madeira estiver em chamas, aumentam as chances das pessoas saírem do edifício a tempo!
MITO 2 : Construções de madeira incentivam o desmatamento.
Aqui acontece exatamente o contrário.
Nas construções só é permitido o uso de madeiras certificadas, a fim de garantir o uso exclusivo de madeiras de reflorestamento. Isso garante que os produtores de madeira sejam responsáveis pelo cumprimento da lei que protege o desmatamento.
As madeiras reflorestadas recebem um certificado, um selo de que aquela madeira não está sendo derrubada de forma danosa ao meio ambiente, ou seja, ao derrubar uma árvore outra será plantada em seu lugar para que não cause dano ambiental, evitando assim o desmatamento.
Esse até faria algum sentido no imaginário das pessoas mas pode ser explicado.
MITO 3: A madeira gera fungos, atrai cupins e isso pode afetar a resistência da madeira.
Outro mito ultrapassado. Atualmente, existem diversas tecnologias que auxiliam nas formas de proteção da madeira contra a umidade, fungos e bactérias.
No processo de fabricação, as peças de madeira passam pelas autoclaves para retirar a quantidade de umidade necessária e logo após essa etapa recebem tratamentos e camadas de películas protetoras contra a umidade e bichos.
São tratamentos necessários a fim de cumprir os rigorosos testes de resistência e durabilidade da peça.
Leave a Reply