Papo de Árvore – Reflorestamento e Florestamento

2 Jul

Papo de Árvore – Reflorestamento e Florestamento

Floresta de Eucalipto.

Em algum ponto da vida, todos nós já ouvimos falar em reflorestamento e sabemos por conhecimentos gerais que é algo muito útil e importante para a vida na Terra. Mas, será que já paramos para entender o porquê de ser algo tão significativo, principalmente com a atual situação do meio ambiente e a contínua deterioração dos recursos naturais não renováveis?

Bora, entender um pouco mais sobre o que é reflorestamento, sua importância para o meio ambiente e para a sociedade, e todos os benefícios que o mesmo pode trazer para o mundo.

Boa leitura!

Mudas para reflorestamento

É muito importante essa conscientização e as ações que estão sendo efetivadas para o reflorestamento. O Brasil situa-se entre os 10 maiores países em florestas plantadas do mundo, contando com mais 9 milhões de hectares. Cerca de 90% dessa floresta é composta por pinus e eucaliptos, espécies utilizadas para a produção de madeira e celulose.

Primeiramente, vamos definir a diferença entre florestamento e reflorestamento.

 Historicamente o florestamento ocorre quando colocamos árvores onde antes não havia floresta alguma.

 Já o Reflorestamento é o plantio em locais onde costumava haver vegetação, mas esta foi convertida ou destruída pelo ser humano, para outros diversos fins.

Muitas vezes, florestas que foram destruídas perdem a capacidade de recuperação natural que elas possuíam, assim, o reflorestamento é uma prática ambiental que visa recuperar essas áreas afetadas, podendo ser feito através do plantio de sementes ou mudas de árvores nativas do local, ou da manutenção da vegetação já existente nessas áreas.

O reflorestamento é uma das maneiras mais conhecidas e eficazes de recuperar áreas degradadas e assim restaurar, ou mesmo estabelecer um equilíbrio do ecossistema local, já que, recuperar florestas perdidas é um dos principais pontos da conservação da biodiversidade, melhora na qualidade de vida e equilíbrio do meio ambiente. Vamos ver a seguir os principais benefícios do reflorestamento:

  • Diminuição de CO2;
  • Conservação da biodiversidade;
  • Proteção da fauna, flora e bacias hidrográficas;
  • Redução da poluição;
  • Diminuição das mudanças climáticas;
  • Controle de erosões e deslizamentos; 

REFLORESTAMENTO NO BRASIL

As atividades de reflorestamento no Brasil têm, atualmente, uma importância imensurável, pois através delas torna-se possível retirar o CO2 da atmosfera, como vimos acima dentre os benefícios, diminuindo assim a concentração deste gás nocivo, causador do efeito estufa que se intensifica na ausência de florestas. A remoção do gás carbônico da atmosfera é realizada graças à fotossíntese (realizada pelas árvores/florestas) permitindo a fixação do carbono na biomassa da vegetação e nos solos.

Conforme a vegetação cresce e as florestas se recompõem e se regeneram, o carbono vai sendo incorporado nos troncos, galhos, folhas e raízes. Cerca de 50% da biomassa vegetal é constituída de carbono e a floresta amazônica é um gigantesco estoque mundial de carbono pela sua área e densidade de biomassa. A floresta amazônica armazena cerca de 140 toneladas de carbono por hectare e isso demonstra as graves consequências provocadas pela devastação das florestas que degrada e prejudica milhares de vidas no Brasil.

Diante disso, como uma forma de esperança, surgem ações e atividades de reflorestamento no combate às mudanças climáticas. No aumento dos recursos hídricos, na redução dos prejuízos na agricultura relacionados com enchentes, no aumento do estoque sustentável de madeira legal, na retirada de CO2 da atmosfera e na redução do efeito estufa.

Atualmente, algumas das maiores organizações ambientais no Brasil têm se juntado em prol da restauração de áreas florestais na Amazônia e Mata Atlântica até 2030. A estratégica tem como objetivo garantir os serviços ambientais, a captura de CO2 da atmosfera, fortalecer economias locais e promover o bem estar da humanidade.

Leave a Reply