Alguns fatos que aprendi sobre Eucalipto.
Por: Katia Sadagurschi – São Paulo 09 de fevereiro de 2022
Como tenho de ler sobre o mercado de construção civil, tendências, agro, meio ambiente, silvicultura, decoração, por isso fui presenteada com um conteúdo fantástico disponível. O Brasil maneja esse mercado da Eucaliptocultura com extrema excelência trazendo progresso e desenvolvimento em todos os níveis de sua atuação.
O eucalipto é a espécie florestal mais plantada no Brasil. Seu cultivo começou nas primeiras décadas do século XIX, tornando-se a espécie florestal mais plantada em todo o mundo no século XX. Quase todas as espécies são nativas da Austrália, onde 77% da área de floresta nativa é coberta por eucalipto.
Eucaliptocultura no Brasil
O Brasil é referência mundial em cultivo de eucalipto, estando entre os principais produtores de celulose , papel e painéis de madeira.
O setor Brasileiro apresenta a maior produtividade, medida em volume de madeira produzida por unidade de área ao ano, e a menor rotação do mundo, que equivale ao tempo decorrido entre o plantio e a colheita das árvores.
No Brasil, este tempo é de cerca de 6 a 7 anos, enquanto em países de clima temperado como o Canadá, este tempo de chegar a mais de 30 anos.
A produtividade média, está na casa de 36 m3/ha/ano, mas há situações que pode chegar a 70 m3/ha/ano. As Florestas Plantadas representam menos de 1% do território nacional, mas são responsáveis por mais de 90% de toda a madeira utilizada para fins produtivos.
Os plantios de eucalipto ocupam 5,7 milhões de hectares e estão localizados principalmente nos Estados de Minas Gerais (24%), de São Paulo (17%) e do Mato Grosso do Sul (16%).
O setor de árvores plantadas no Brasil, liderado pela eucaliptocultura, representa 1,3% do PIB bruto nacional e 6,9% do PIB industrial, gerando mais de 513 mil empregos diretos e cerca de 3,8 milhões indiretos.
Somos o segundo maior produtor mundial de celulose, atrás apenas dos EUA.
Qual época plantar o eucalipto?
É recomendado que a implementação da cultura seja realizada nos períodos mais chuvosos do ano, pois as mudas demandam de solo úmido para se firmarem e desenvolverem, o que reduz as perdas de árvores por morte da raiz. Assim, os meses de setembro, outubro, dezembro, janeiro e fevereiro são os mais apropriados para o plantio de eucalipto.
As mudas podem ser obtidas por sementes ou por meio de clonagem Os clones apresentam maior uniformidade nas suas características e rendimento superior. Além disso, possuem características como resistência a pragas e doenças conhecidas, na maioria dos casos.
Eu vou continuar esse assunto mas hoje eu paro por aqui pra não ficar muito grande. No próximo vou contar uma história.