Papo de Árvore – Dia dos Povos Indígenas.
Pensei em escrever sobre outra coisa hoje quando liguei no jornal pra tomar café da manhã e vi que é dia dos povos indígenas ou simplesmente dia do Índio.
Da minha memória afetiva veio à lembrança da escola. O único dia do ano que a gente podia usar a tinta guache onde quisesse. No rosto, nos desenhos e esporadicamente em alguma parede rsrsr para homenagear os primeiros moradores do Brasil.
Sobre o nosso nicho da madeira tratada eu deveria escrever sobre bio construção, mas também não vou fazer isso pois os materiais vindos da natureza assim como a madeira merecem um pouco mais de capricho na pesquisa.
Separei uma explicação do portal “ Brasil Escola “ que fala sobre a importância da data.
Boa Leitura!
“O Dia dos Povos Indígenas é celebrado em 19 de abril, sendo uma data de grande importância porque celebra a diversidade cultural dos povos indígenas no Brasil, além de contribuir para a preservação da cultura e da história desses povos. Essa data serve ainda como momento de reflexão sobre a luta contra o preconceito contra os indígenas e pela manutenção de seus direitos.”
“O Dia dos Povos Indígenas é uma data comemorativa criada durante o Estado Novo, em 1943, com o nome de Dia do Índio. A alteração no nome aconteceu por meio de uma lei sancionada em 2022. A criação dessa data se deu por conta de uma orientação de um evento que aconteceu em defesa dos povos indígenas no México, em 1940.”
” No censo anterior, em 2010, apontou que havia quase 900 mil indígenas no Brasil, sendo que, desse total, quase 600 mil viviam na zona rural.
A diversidade cultural da população indígena brasileira é enorme, e a preservação dessa cultura e dos modos de vida dessas populações é algo que deve ser prezado.
Embora ainda seja entendida como uma data comemorativa, grupos que defendem os direitos indígenas entendem que o 19 de abril é mais um momento de reflexão acerca das condições dos indígenas no Brasil do que necessariamente um momento de celebração. Essa reflexão pode se dar de diversas formas.”
“O Dia dos Povos Indígenas surgiu em nosso país na década de 1940, sendo que sua criação tem relação com o Congresso Indigenista Interamericano, realizado em Pátzcuaro, no México, em abril de 1940. Esse evento reuniu autoridades de quase todas as nações americanas e estabeleceu uma série de recomendações que tinham como objetivo gerar maior atenção para as populações indígenas.
Esse evento realizou recomendações como a necessidade de garantir-se o respeito aos direitos dos povos indígenas no continente americano, sendo dever dos governos de cada país realizar ações para tanto. Além disso, uma das proposições foi a de criar uma data comemorativa para as populações indígenas na América.
Essa data a ser criada foi sugerida como Dia do Aborígene Americano, devendo ser celebrada em 19 de abril, porque foi o dia em que diversos representantes indígenas tomaram parte do Congresso em Pátzcuaro. A proposta foi acatada pela ditadura conduzida por Getúlio Vargas, o Estado Novo, e, em 1943, foi estabelecido o decreto-lei nº 5.540.
Esse decreto, emitido em 2 de junho de 1943, determinou a criação do Dia do Índio em inspiração ao Congresso Indigenista Interamericano. O documento escolheu o 19 de abril como o dia para a data. Dia do Índio foi o nome da data comemorativa até o ano de 2022.”
Ainda lembro as musiquinhas da infância que cantávamos nesse dia.
Promessa feita e registrada sobre materiais da natureza e seu uso na construção.
Afinal de contas aqui na Ecologs nós temos a madeira que você precisa com a qualidade que você MERECE!
Bom final de semana e se estiver na região de Cunha nos faça uma visita e aproveite e fique um pouco mais para aproveitar a festa do PINHÃO.
Leave a Reply