Papo de Árvore – A madeira tratada é alidada do planeta?
Fiz um resumo de um monte de cientista que são muito respeitados quando os assuntos são construção e natureza.
É no mínimo para se prestar atenção, pois faz muito sentido.
Boa leitura!
Desde a Revolução Industrial, nossa espécie já emitiu mais de 2 mil giga toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. (Uma giga tonelada é um bilhão de toneladas métricas.)
Esse assunto foi largamente tratado por governantes de vários países em acontecimentos recentes. Como a Madeira tratada pode contribuir pra diminuição do efeito estufa.
A Madeira é um material muito versátil e competitivo, pode se agregar valor com emprego desse material em diversos setores, sendo um dos mais promissores a construção civil. Hoje aspectos como durabilidade, desempenho e custo continuam indispensáveis a qualquer análise; porem um novo fator vem crescendo no mercado: o que é ecológico inerente a cada matéria-prima. Este é um movimento mundial e irreversível, que vem do amadurecimento e conscientização dos consumidores para preservação dos recursos naturais.
Ainda existem barreiras como falta de informação e desinformação pra que a madeira especialmente a cultivada e tratada ganhe mais espaço no mercado de construção do Brasil.
Um exemplo clássico de desinformação vem do enfoque das disciplinas nas universidades, pois em seus currículos cálculo estrutural com de madeiras. disciplinas de biodeteriorização e preservação,que seriam necessárias para que as madeiras tenha maior performance de resistência física e contra organismos como cupins e fungos são ainda mais remotas. E isso as vezes as deixa de fora dos projetos.
Preservar e tratar madeira ajuda a diminuir a pressão sobre florestas nativas sem contar o fato no processo de autoclave que terém carbono dentro da madeira.
Madeiras de reflorestamento como #eucalipto tratado em autoclave adquire durabilidade equivalente em alguns acasos superior a das consideradas melhores madeiras de lei. Estudos do Ipef o Instituto de pesquisas florestais da USP apontam um potencial enorme das florestas plantadas em São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do sul para diminuir as derrubadas na floresta #amazonica. Segundo o instituto hoje a industria florestal brasileira planta por dia mais de 500 mil árvores de crescimento rápido.
Para crescer as árvores fazem #fotossíntese que permite que sintetizar grandes quantidades de dióxido de carbono retirado da atmosfera Hoje com o crescimento acelerado da atividade econômica e a queima crescente de combustíveis, as taxas de carbono na atmosfera está em franco crescimento e se atribui ao dióxido de carbono ser um grande responsável pelo aquecimento do planeta. (Efeito estufa)
Ao contrário do pensamento obvio, o suso da madeira representa uma agressão muito menor do que outros materiais. É a única matéria prima disponível que de fato é renovável e de brinde ainda enfrenta o efeito estufa. Colher uma floresta cultivada no ponto ideal significa recolher madeira ou dióxido de carbono em forma sólida. Citando o Professor Hamish Kimmins (Ecologia florestal na Universidade de British Columbia) Usos de longa duração para a madeira colhida. Construir casas e moveis mantém por décadas o carbono estocado com possibilidade de reciclagem. Enquanto isso o ciclo todo na floresta plantada se repete retirando o carbono da atmosfera é genial!
Leave a Reply