A árvore famosa de hoje é a GOIABEIRA !!!

16 Ago

A árvore famosa de hoje é a GOIABEIRA !!!

Na semana retrasada devido a outro compromisso em local onde simplesmente a internet não ajudava fiquei devendo a esse espaço “blog” um texto sobre árvore. Coincidentemente tive a ideia de falar sobre “Árvores famosas” e aqui do Brasil vou começar pelas mais abundantes e presentes em todos os biomas.

A goiabeira em especial tem inúmeras recordações na infância de muita gente e pesquisando sobre, vi como uma simples árvore de frutas pode ser tão importante a natureza e ao seu  ambiente.

Boa leitura!

 Goiaba (Psidium guajava) é uma fruta nativa da América tropical e fácil de encontrar em todas as regiões do Brasil. Fonte Wikipedia “

Tem forma arredondada ou ovalada, casca lisa ou ligeiramente enrugada e a cor pode variar entre o verde, o branco ou o amarelo. Conforme o tipo, a cor da polpa também varia entre o branco e o rosa-escuro ou entre o amarelo e o laranja-avermelhado.  

Características da planta

Árvore com até 7 m de altura, tronco com casca escamante e avermelhada. Folhas pilosas na face superior quando jovens. Flores brancas que surgem de setembro a novembro.

Fruto

Forma ovóide, de coloração verde-amarelada quando maduro, muito aromático. Polpa abundante que envolve muitas sementes, duras, pequenas e de formato reniforme. Surgem de dezembro a marco.

Cultivo

Propagação por enxertia. Planta rústica que prefere regiões de clima quente e suporta até geadas leves. Não é exigente quanto ao solo, porém desenvolve-se melhor em terrenos férteis, drenados e profundos.

 A goiabeira é originária da América tropical, em especial da região do Brasil e das Antilhas, onde pode ser encontrada em grande variedade. Sua enorme dispersão no continente americano teria ocorrido, provavelmente, em virtude da atração irresistível que os pássaros e outros pequenos animais têm por seu delicado e penetrante perfume. Da América do Sul e Central, a goiaba foi levada pelos navegantes europeus para as colônias africanas e asiáticas, espalhando-se por todas as regiões tropicais do globo.

Planta rústica que cresce em todo tipo de solo graças à sua extrema vitalidade e resistência, a goiabeira pode ser cultivada até mesmo em regiões subtropicais.

Antigamente, no tempo da infância de nossos pais e avós, a goiaba era a dona absoluta dos pastos, dos quintais e dos pomares caseiros. Suas árvores, que frutificam em abundância, produziam em tamanha quantidade que sobravam frutas para os insetos, para os passarinhos, para os animais e para as brincadeiras da criançada. E ainda dava para fazer uma infinidade de doces, compotas e geléias.

E, assim, a fruta singela e nativa ganhou status de nobreza, até chegar a uma produção de grandes quantidades anuais, especialmente obtidas nos pomares bem cuidados do sudeste do Brasil, onde se destaca a região de Ribeirão Preto em São Paulo, e das superplantações irrigadas do Vale do Rio São Francisco, na Bahia e em Pernambuco.

A goiabeira é uma árvore perene e produz frutos comercialmente por pelo menos 15 anos. Pelas características próprias de seu cultivo, a goiabeira permite o respeito ao período de carência da pequena quantidade de agrotóxicos empregados no seu cultivo. Assim, por ocasião da colheita, já não haverá risco para o consumidor por esse motivo, sejam as goiabas consumidas na mesa ou levadas para processamento industrial.

CLASSIFICAÇÃO BOTÂNICA

goiaba (Psidium guajava L. ) pertence à família Myrtaceae, que é composta por mais de 70 gêneros e 2.800 espécies, distribuídas nas regiões tropicais e sub-tropicais do globo, principalmente na América e na Austrália.

2. ORIGEM

A goiabeira é originada nas regiões Tropicais Americanas, onde aparece vegetando desde o México até o sul do Brasil. Atualmente, é cultivada em todas as regiões tropicais e sub-tropicais do mundo.

3. BIOLOGIA

Árvore de porte pequeno a médio, geralmente de 3-6 m de altura, tortuosa, esgalhada, às vezes atingindo 8m de altura, de casca lisa, delgada, castanho arroxeada, que, quando velha, se desprende em lâminas. Os ramos do ano, com comprimento médio de 60-150 cm, direcionam-se paralelamente ou perpendicularmente ao solo.

Agora está tudo explicado sobre essa queridíssima árvore frutífera a estrela de hoje a Goiabeira.

Perfeição. Quanto mais eu pesquiso mais admiro o universo da #madeira #arvores #construção #paisagismo #agricultura e o horizonte não para de expandir.

Leave a Reply