A Chegada do Café no Brasil.

21 Nov

A Chegada do Café no Brasil.

Caramba !!!!!!! Nem seria a palavra apropriada pra começar o texto, mas conversando com meus colegas e vendo o tanto de material que tem sobre o assunto o espanto que me causou só poderia ter sido traduzido com essa expressão de surpresa.

A região de Cunha a casa da Ecologs e todo o vale do Paraíba foi palco de impulsos econômicos gerados pela terra na história do Brasil.

E como a gente sempre convida as pessoas queridas para tomar um cafezinho por que não contar um pouco da trajetória do grão?

Boa leitura!

 Foi em 1727 que o oficial português Francisco de Mello Palheta, vindo da Guiana Francesa, trouxe as primeiras mudas da rubiácea para o Brasil. Recebera-as de presente das mãos de Madame D’Orvilliers, esposa do governador de Caiena.

As mudas foram plantadas no Pará, onde floresceram sem dificuldade.

Conforme aumentava o consumo do café pela Europa, a história do café no Brasil ganhava espaço.

A produção dos grãos foi expandida, em 1781, com a ajuda de João Alberto de Castello Branco, ele foi incumbido de começar as plantações na região Sudeste do país. Foi ele quem trouxe mudas de Coffea arabica e introduziu o café no Rio de Janeiro. As primeiras mudas que foram plantadas no Convento Capuchinhos na Rua dos Barbonos, atual Evaristo da Veiga e depois na chácara do holandês Johann Hoppmann, em Mata Porcos.

Porém, apenas no século XIX, no Vale do Rio Paraíba, que as plantações de café ganharam mais destaque. Isso aconteceu, principalmente, devido à escassez do ouro e a alta concorrência do açúcar nas Antilhas, pois era necessário encontrar alternativas que superassem os problemas econômicos e contribuíssem para a manutenção da elite aristocrática nos anos seguintes.

Muitos fazendeiros começam a fazer fortuna com o cultivo de café a partir do século XIX, tão grande foi o desenvolvimento dos cafezais nesse período e tão acentuada a contribuição deles para a economia nacional, que ao ser proclamada a Independência, em 1822, um dos símbolos escolhidos para compor sua bandeira foi um ramo de um de café.

Penetrando pelo vale do rio Paraíba, a mancha verde dos cafezais, que já dominava paisagem fluminense, chegou ao Oeste Paulista, que a partir da década de 1880, passou a ser o principal produtor nacional de café. Na sua marcha foi criando cidades e fazendo fortunas. Ao terminar o século XIX, o Brasil controlava o mercado cafeeiro mundial.

Isso explica muita coisa do nosso entorno.

A arquitetura boa parte da paisagem o nome da estrada.

Mas eu continuo essa história na sexta feira.

Bom trabalho!

Leave a Reply