A Floresta.

15 Out

A Floresta.

Publicado: Katia Sadagurschi 15 de Outubro 2021
Estamos mostrando a vocês parte do texto da revista Papel publicado no site do IBÁ em fevereiro ele traz além de dados econômicos sobre o setor uma reflexão.
Contudo que nos aconteceu nesse período de tempo, esses dois anos. Clima, economia, pandemia, política a Floresta através da sua conservação, cultivo e tecnologia permanece cumprindo o seu papel de suprir e proteger todas as coisas vivas. A Floresta sempre vai cumprir o seu propósito!!!!
“A crise da Covid-19 está acelerando processos e impulsionou pessoas, organizações e poder público a estabelecerem novas formas de viver, de se fazer negócios e criar políticas de desenvolvimento sustentável. Não é à toa que mudanças socioambientais foram percebidas e embaladas por tecnologias que, antes da pandemia, seriam induzidas a passos lentos no mercado global.
O setor de árvores cultivadas sempre buscou por novos caminhos que transformam e aperfeiçoam processos ligados ao cultivo. A adoção de boas práticas de manejo e o melhoramento genético são importantes fatores que fazem do setor mundialmente reconhecido pela alta produtividade, a maior do mundo. Em 2019, o eucalipto atingiu média de 35,3 m3 /ha e o pinus 31,3 m3 /ha. Além disto, também têm evoluído em questões logísticas, desenvolvimento de produtos, novas aplicações e até mudança de paradigma entre os colaboradores”
Isto colocou o setor em posição de vantagem em um cenário econômico que já não é mais o mesmo. A economia verde é uma realidade que vem se consolidando. As empresas terão um papel fundamental na construção de uma sociedade mais saudável e igualitária, com menos riscos ambientais e escassez ecológica.
Prever como será o futuro do planeta é difícil, mas as atividades atuais demonstram que este é o caminho, para que o mundo adote práticas mais sustentáveis e responsáveis, a ponto de despertar a consciência de toda a população. Aliás, quem tiver essa percepção de mudança estará à frente. E a indústria de base florestal está pronta para ser protagonista, com um futuro que está nas árvores cultivadas.
O Brasil é um país com 60% de extensão coberta por mata nativa, incluindo a maior floresta tropical do mundo. Característica para ser uma verdadeira potência. Esse é um espaço para que as indústrias firmem seu compromisso com a sociedade e acelerem a ascensão de uma geração consciente, apta para promover atos que aumentem os impactos positivos e conservem os biomas naturais.
Fonte: Setor Florestal na dianteira da economia verde – IBÁ