Agroecologia.
A Agroecologia entende que todas as relações presentes no ciclo da agricultura são importantes. Minerais, animais, plantas, microrganismos e outras formas de vida contribuem para a produção agrícola e para a evolução humana; por isso, devem ser tratadas como partes de uma complexa e substancial estrutura.
A agroecologia baseia-se em práticas sustentáveis, que envolvem o manejo ecológico dos recursos naturais e formas de ação coletiva desde sua produção até a circulação de seus produtos. E está em constante luta com a agricultura para que seja possível melhorar e oferecer qualidade de vida a população com práticas e alternativas agroecológicas e sustentáveis.
A agroecologia tem um papel fundamental na agricultura por conta dos diversos benefícios que proporciona, como qualidade de vida, qualidade do alimento, sustentabilidade, valorização do trabalhador rural, rastreabilidade dos produtos e preservação do meio ambiente. Além de tudo isso, para os agricultores familiares, é uma importante renda econômica. É uma relação ganha ganha pois faz parte dessa relação na maioria dos casos as pessoas irem buscar no local da plantação. O que isenta o transporte e armazenamento dos gêneres em sua aquisisção.
Ela fornece todos esses benefícios ao meio ambiente porque não utiliza agrotóxicos, insumos e produtos que matam os organismos vivos do solo e contaminam a água, prejudicando também seres vivos que compõem este ecossistema. Pelo contrário, aprende com a própria natureza seus segredos de como sobreviver mesmo em condições cada vez menos favoráveis.
A agroecologia está ligada a uma filosofia de respeito não apenas com o meio ambiente, mas também entre os seres humanos. Por isso, quem pratica sistemas agroecológicos tem como premissa pensar no coletivo e não apenas no individual; prioriza a atividade familiar e não a agricultura ostensiva.
A sociedade ganha
Para os alimentos agroecológicos deve levar em conta fatores sociais. Porém, vale a pena explicar com mais detalhes sobre esses cuidados.
Em relação às preocupações sociais, um dos fatores abordados é o lugar de produção e comércio. E a recomendação é que a comercialização seja feita próxima de onde foi produzido.
Desta forma, evita-se o desgaste com transporte, além de valorizar o comerciante e os consumidores locais.
Além da variedade de produtos deve ser uma constante. Isso faz com que, além de haver uma diversidade biológica, garanta ao produtor rural a produção de safras em mais períodos do ano. No mais, confira a seguir outras características do agroecológico:
- Alimentos sem agrotóxicos, tendo o controle de pragas através de métodos e produtos naturais;
- Logística de distribuição sustentável, dando preferência para a venda e consumo dos produtos na mesma região do cultivo;
- Variedade de espécies plantadas, sempre respeitando as características do solo e clima da região;
- Relações de trabalho com viés sustentável e social, oferecendo a valorização dos trabalhadores rurais e o fomento da economia local.
- Adoro esse assunto de como as Hortas e agricultura familiar mudam a realidade das pessoas.