Árvores nativas – Mudas participantes.

5 Set

Árvores nativas – Mudas participantes.

Canafístula

Floração da Canafístula

Nome Científico: Peltophorum dubium (Leguminosae – Caesalpinioideae), Canafístula.

Características: A altura da Canafístula fica entre 15 e 25 m de altura, com tronco de 50-70 cm de diâmetro. Folhas compostas bipinadas, com 12 a 20 pares de pinas e de 20 a 30 pares de folíolos por pina. As flores são vistosas e com coloração amarela e os frutos do tipo legume.

Locais de Ocorrência: Distribui-se principalmente na floresta latifoliada semidecídua dos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Madeira: Moderadamente pesada, rija e de longa durabilidade quando em lugares secos.

Ipê Roxo

Nome Científico: Handroanthus avellanedae (Bignoniaceae), Ipê Roxo.

Características: O Ipê Roxo é uma espécie com 20-35 m de altura e tronco com 60-80 cm de diâmetro. As folhas são compostas palmadas, 5-folioladas e os folíolos, quase glabros, possuem de 5-13 cm de comprimento por 3-4 cm de largura. As flores são reunidas em inflorescências terminais, com coloração roxa e, raramente, branca. Os frutos são vagens que contêm sementes aladas, próprias para a dispersão pelo vento.

Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente do Maranhão até o Rio Grande do Sul. É particularmente frequente nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo até o Rio Grande do Sul, na floresta latifoliada semidecídua da bacia do Paraná.

Madeira: Pesada, dura, difícil de serrar, muito resistente, superfície pouco brilhante, rica em cristais verdes de lapachol, de grande durabilidade mesmo sob condições favoráveis ao apodrecimento.

Araticum do Mato   

 

Nome Científico: Rollinia sylvatica (Annonaceae), Araticum do Mato.

Características: Espécie arbórea de porte médio com altura de 6-8 m e com tronco de 30-40 cm de diâmetro. A copa do Araticum do Mato é de forma globosa contem folhas simples, ovaladas e elípticas, com 11 cm de comprimento. Suas flores são isoladas e de coloração amarela, de até 3 cm de comprimento e, os frutos, globosos, carnosos e com saliências.

Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente de Pernambuco ao Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, em várias formações florestais.

Madeira: É própria para confecção de canoas e pequenas embarcações, obras internas, forros, carpintaria, escultura e confecção de objetos de uso doméstico. Além disso, é apropriada para a produção de lenha e carvão.

Bracatinga

Nome Científico: Mimosa scabrella (Leguminosae – Mimosoideae), Bracatinga.

Características: A árvore Bracatinga é perenifólia, com altura variando entre 4 e 18 m e diâmetro entre 20 e 30cm. Em maciços, apresenta tronco reto, com fuste de até 15 m. Porém, quando isolada, o tronco é curto e ramificado. As folhas são compostas, muito variáveis, com 4 a 14 pares de pinas opostas de 3 a 6 cm de comprimento e folíolos de 4 a 8 mm, em número de 15 a 30 pares por pina. As flores são amarelas e pequenas, agrupadas em inflorescências.

Locais de Ocorrência: No Brasil, ocorre naturalmente nos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Madeira: O cerne, de coloração bege-rosada, é irregular, com nuances mais escuras, textura grosseira e superfície um pouco áspera. A durabilidade natural, em condições adversas, é muito baixa. Contudo, é permeável aos tratamentos preservantes, em autoclave. Pode ser usada na construção civil, caixotaria, embalagens leves, compensados, laminados, aglomerados, extração de celulose e tanino.

Araucária  – Pinheiro do Paraná

Nome Científico: Araucaria angustifólia (Araucariaceae), Pinheiro do Paraná.

Características: O Pinheiro do Paraná é uma espécie da classe dos pinheiros (gminospermas) com 20-50 m de altura e tronco retilíneo com 90-180 cm de diâmetro. Suas folhas são aciculadas, coriáceas e glabras. A planta jovem possui forma piramidal e bem diferente da adulta.

Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente em regiões de altitudes acima de 900 m de Minas Gerais, Rio de Janeiro, até o Rio Grande do Sul.

Madeira: Leve, macia e pouco durável.

Angico Branco

Floração do Angico Branco

Nome Científico: Anadenanthera peregrina (Mimosoideae – Leguminosae), Angico Branco.

Características: Arvoreta perenifólia de Angico Branco, com 2,2 a 15 m de altura e 20 a 40 cm de diâmetro, a árvore com até 25 m de altura e 60 cm de diâmetro. Folhas com folíolos coriáceos, nítidos, freqüentemente falcados, pinas com 10 a 18 jugos, folíolos com 40 a 60 jugos, uninervados, nítidos e glabros.  As flores são reunidas em inflorescências e os frutos são de coloração marrom, com 10 a 25 cm de comprimento e 17 a 25 mm de largura, contendo entre 10 e 15 sementes.

Locais de Ocorrência: Ocorre de forma natural nos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e no Distrito Federal.

Madeira: Possui superfície lustrosa e lisa ao tato; cheiro indistinto e sabor fracamente adstringente. Própria para construção civil, produção de celulose e lenha. Além disso, a partir da casca pode ser extraído corante utilizado em tinturaria.

Leave a Reply