Árvores nativas – Mudas participantes.

5 Set

Árvores nativas – Mudas participantes.

Goiabeira

Goiabeira adulta.

 Goiaba (Psidium guajava) é uma fruta nativa da América tropical e fácil de encontrar em todas as regiões do Brasil. Fonte Wikipedia “

Tem forma arredondada ou ovalada, casca lisa ou ligeiramente enrugada e a cor pode variar entre o verde, o branco ou o amarelo. Conforme o tipo, a cor da polpa também varia entre o branco e o rosa-escuro ou entre o amarelo e o laranja-avermelhado.  

Características da planta

Árvore com até 7 m de altura, tronco com casca escamante e avermelhada. Folhas pilosas na face superior quando jovens. Flores brancas que surgem de setembro a novembro.

o Ipê Amarelo

Ipê amarelo

Nome cientifico: Handrianthus. SP

O Ipê Amarelo é a árvore mais conhecida e cultivada no Brasil. Ele faz parte de um grupo de plantas de excepcional valor ornamental, tanto pelas flores como pela elegante forma estrutural. Existem várias espécies de Ipês amarelos em diferetes ambientes de florestas e cerrado.

Altura: 4 a 20 metros de acordo com a espécie

Crescimento: Moderado 1 metro por ano

Floração: Flores de coloração Amarelo vivo, dispostas em cachos ou bolas.

O nome Ipê de origem Tupi, significa  árvore de casaca grossa

Arueira Pimenta

Arueira Pimenta

Nome Científico: Schinus terebinthifolia (Anacardiaceae), Aroeira Pimenteira.

Características: A Aroeira Pimenteira tem altura entre 5 e 10 m, com tronco de 30-60 cm de diâmetro revestido com casca grossa. As Folhas, geralmente, com 7 folíolos de 3-7 cm  de comprimento por 2-3 cm de largura.

Locais de Ocorrência: Ocorre em diferentes formações vegetais de Pernambuco até o Mato Grosso do Sul e o Rio Grande do Sul.
Madeira: Moderadamente pesada e mole; utilizada para (construção) mourões, esteios e na produção de lenha e carvão.

Monjoleiro

Monjoeiro adulto.

Nome Científico: Senegalia polyphylla (Leguminosae – Mimosoideae), Monjoleiro.

Características: O Monjoleiro é uma espécie arbórea espinescente com 15-20 m de altura, dotada de copa baixa e densa; tronco com 40-60 cm de diâmetro, revestido por casca acinzentada com ritidoma lenticelado. Suas folhas são alternas, estipuladas, compostas bipinadas, de 20-26 cm de comprimento. As fores são brancas e os frutos são legumes deiscentes contendo cerca de cinco sementes.

Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente da Região Amazônica até o estado do Paraná, na Floresta latifoliada Semidecídua.

Madeira: Moderadamente pesada, mole, porém resistente à serra. É própria para marcenaria, torno e obras internas. Além disso, a casca serve para curtir couro.

Canela Guaicá

Nome Científico: Ocotea Puberula (Lauraceae), Canela Guaicá.

Características: A Canela Guaicá é uma árvore perenifólia, com 10 a 15 m de altura e 20 a 60 cm de diâmetro, podendo atingir até 25 m de altura na idade adulta. A casca externa é acastanhada a parda-grisácea, persistente, verrucosa, áspera, com pequenas fendas e inúmeras lenticelas grandes. Suas folhas são simples, alternas, subcoriáceas, lanceoladas, com margem ondulada, medindo 8 a 12 cm de comprimento e 3 a 6 cm de largura; quando maceradas, tornam-se pegajosas, apresentando odor característico. As flores são pequenas e reunidas em inflorescências, com coloração branca a bege e os frutos são bagas de coloração negra, quando maduras, e pedúnculo avermelhado.

Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente em quase todas as formações vegetais do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul.

Madeira: Leve, mole, de baixa resistência mecânica, moderadamente resistente ao apodrecimento e ao ataque de fungos e bactérias.

Araçá

Fruto da árvore do Araçá

Nome Científico: Psidium cattleyanum (Myrtaceae), Araçá Amarelo.

Características: O Araçá Amarelo é uma espécie arbórea com altura de 3-6 metros e tronco de 15-25 cm de diâmetro. As folhas são simples, coriáceas, glabras, de 5 -10 cm de comprimento por 3 – 6 cm de largura, com pecíolo de 0,4 -1,0 cm de comprimento. As flores são de coloração amarela e os frutos são bagas globosas de coloração entre amarelo e vermelho.

Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente na Bahia até o Rio Grande do Sul.

Madeira: A madeira é muito pesada, compacta, elástica, resistente e de longa durabilidade quando em lugares secos, é própria para obras de torno, cabos de ferramentas, esteios, para confecção de peças que exijam resistência e, para lenha e carvão.

Leave a Reply