Carro de Madeira
A maioria das coisas como conhecemos hoje, em algum momento foi feita em madeira e com a indústria automobilística não podia ser diferente. Carros de madeira na década de 30 foram soluções pra economia de energia e diferencial de modernidade em ter jovens. Volto ao assunto na parte de baixo do texto.
A história dos carros passa por essa transição de materiais e como curiosidade vou citar rapidamente sobre a evolução. Do primeiro “carro” rústico puxado por animais, passando pelas mortais bigas de guerra até as luxuosas e elegantes carruagens, o homem sempre conseguiu andar sem suas próprias pernas.
Curiosidade: Os primórdios do carro começam mais exatamente em 1678 com o padre Ferdinand Verbiest, que teria desenvolvido um veículo terrestre movido a vapor para o imperador da China.
Era bem primitivo, sendo feito em madeira, mas com um tacho de ferro, onde o fogo aquecia uma esfera de mesmo material com água, que ao ferver, fazia o vapor sair por um funil e assim mover uma roda, que através de um diferencial, movia duas das quatro rodas.
Quase 100 anos depois, o igualmente francês Nicolas-Joseph Cugnot, desenvolveu uma carruagem a vapor. (carro de madeira)
Esta, cuja réplica existe hoje e é operacional, tinha pendurado na frente uma caldeira com mecanismo para movimentar a única roda dianteira. As outras duas ficavam mais atrás e ajudavam na estabilidade do veículo. Podia mover a 4 km/h e carregar 4 toneladas. Essa foi direto do túnel do tempo!
Muitos anos depois veio Carl Benz e daí pra frente só tecnologia e aprendizado do que foi feito anteriormente.
A necessidade cada vez maior de as fabricantes tornarem os veículos mais leves, o aumento do custo da energia e o interesse crescente nos recursos renováveis têm aumentado o interesse das montadoras na madeira. “Ela (madeira) utiliza muito pouca energia na fabricação, especialmente quando comparado com o alumínio, o aço e a fibra de carbono.”. “Além disso, ela é o nosso material de construção naturalmente renovável mais antigo e conhecido.”
Por outro lado, os obstáculos para os “woodies modernos” não são poucos. As montadoras têm fábricas equipadas com maquinário caro e operários totalmente adaptados com a produção em metal. O investimento adicional em equipamentos e know-how para introduzir materiais à base de árvores pode ser demasiado para as fabricantes.
A Volkswagen, por exemplo, está pesquisando o uso da madeira — incluindo a celulose e outros derivados vegetais — para produzir plástico reforçado com fibra de carbono. Ainda assim, a fabricante alemã não pretende substituir o aço e os plásticos convencionais em um futuro breve.
Mas seguimos com o progresso.
Fonte: https://www.noticiasautomotivas.com.br/quem-inventou-o-carro/