Casa sobre rodas.

19 Abr

Casa sobre rodas.

Já deu pra perceber que eu assisto programas da TV fechada sobre construção e reformas  e quando  penso que não tinha mais nada pra ver vem mais alguma coisa que a madeira pode construir.

Como tenho de escrever fui atrás de publicações nacionais que falam do assunto e de como isso se adaptou aqui no Brasil.

O custo pra nós simples mortais (brincadeira) é bem diferenciado o Google dá uma média de valor que excede a 300 mil Reais  mas pra quem tem condições vale ter esse gosto satisfeito.

O movimento Tiny House surgiu nos Estados Unidos e ganhou força em 2008, com a grande crise econômica que assolou o país e deixou muitos americanos sem casa. A partir disso, pequenas moradias de até 40 metros quadrados passaram a ser construídas. Lá foi uma solução econômica pra um grupo de pessoas.

Com o cenário caótico, viver em uma casa que não exige o pagamento de impostos ou sequer a posse de um terreno soou como uma solução. Aliado a isso, a filosofia de um estilo de vida mais simples. É diferente dos Motors homes outra técnica e o dia que eu achar um desses de madeira escrevo sobre ele, mas quis deixar clara a semelhança mas evitar a comparação.

Uma citação de um artigo na revista Casa cor mostra um casal de pioneiros nesse modo de vida aqui no Brasil.

Decididos a ter sua própria Tiny House, o casal começou a buscar por especialistas que pudessem construir a moradia. Mas não foi tão fácil assim. O ano era 2017.E foram buscar nos Estados Unidos.

A Tiny House é um tipo de construção modular com toda uma filosofia embasada no minimalismo. Suas metragens possuem no máximo 40 m² e, para criar um ambiente prático e confortável em um espaço tão reduzido, a marcenaria é sempre uma aliada desses modelos construtivos.

Uma forte característica das Tiny Houses está em sua responsabilidade socioambiental.

E essa é a cereja do bolo, ser o material predominante a madeira e isso nós temos diversos tipos em abundancia e com extrema tecnologia no Brasil.

Lançar mão desse modo de vida tem vantagens e desvantagens mas como esse texto tem a finalidade de ilustrar não vou colocar muitos defeitos na escolha.

Vantagens:

Sustentabilidade tanto no estilo de vida como também na construção da casa;

Qualidade de vida;

Menos estresses;

Não tem imposto (os modelos móveis); Mas isso tem de ser pesquisado na legislação vigente sobre o assunto.

Rápida construção (dependendo do modelo)

Desvantagens:

Custo de construção alto;

Poucos profissionais no Brasil de fato sabem como construir uma Tiny;

No interior da casa, poucos itens podem ser acumulados.

Deu pra ter uma boa ideia desse modelo de construção sustentável vale dar uma olhadinha pela internet.