Cunha – Pedra da Macela

10 Jan

Cunha – Pedra da Macela

Ainda dá tempo de desejar um feliz ano novo, pois estamos no dia 10 de janeiro de 2023.

Nesse novo ano esse espaço vai estar mais atraente para as coisas do universo da madeira e todas as realizações da Ecologs. Pesquisando bastante para escolha dos assuntos o Vale do Paraíba, região onde estamos localizados dentro do estado de São Paulo se mostrou rico e totalmente interessante.

Quem sabe você não se anima vem conhecer e aproveita para nos visitar?

O nosso entorno é muito turístico a cidade de Cunha é simplesmente encantadora e um dos lugares mais bacanas para um passeio é a Pedra da Macela. Que só por curiosidade eu jurava que era “Marcela”

Localizada num trecho da serra do mar conhecido como serra da Bocaina é considerada o ponto de maior elevação da região.

 Um lugar pouco explorado na região do Vale do Paraíba é a Pedra da Macela, que fica em Cunha. Localizada a 1.840 metros de altitude, a Pedra está na divisa dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. E é o ponto mais alto do paredão que separa o Vale do Paraíba das cidades do litoral.

A Macela ainda tem uma vista espetacular. De lá é possível ver a baía de Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande! Além de várias montanhas e uma infinidade de árvores da Mata Atlântica, preservadas pelo Parque Estadual da Serra do Mar.

Você pode viajar para Cunha de ônibus. Há saídas diárias da cidade de Guaratinguetá, São Paulo, São José dos Campos e outras cidades para Cunha.

Em uma pesquisa rápida na internet você consegue fazer o melhor roteiro para conhecer esse local tão especial.

De carro
Seguir pela Rodovia Presidente Dutra, sentido Rio de Janeiro até Guaratinguetá, na saída pelo 65 km. Em seguida, pegue a estrada de Cunha-Paraty até o km 66. Depois é preciso seguir 4 km de uma estrada de terra até chegar a trilha da Pedra da Macela, que é asfaltada.

Uma curiosidade: Próximo ao topo desta montanha há uma instalação pertencente a companhia energética Furnas, com diversas antenas de retransmissão de ondas de radio frequência, as quais realizam a comunicação com as usinas nucleares de Angra dos Reis. Por tratar-se de propriedade privada, o acesso do turista é vetado nas áreas pertencentes a esta empresa.

O nome da Pedra da Macela originou-se do fato de existirem diversos arbustos de macelas silvestres em suas encostas. O Florescimento destas plantas ocorre entre os meses de março e maio, chamando a atenção devido a suave coloração amarelada que toma conta das bordas da trilha que leva ao topo da montanha.

Fonte Wikipeedia e Gov. do Estado de São Paulo

Leave a Reply