Entenda melhor os resíduos gerados pela construção civil.

12 Nov

Entenda melhor os resíduos gerados pela construção civil.

Publicado: Katia Sadagurschi – São Paulo 12/11/2021
Tocar nesse assunto vai super de encontro com o nosso trabalho. A madeira tratada é uma solução sustentável e tecnológica e nossa contribuição pra diminuição desse problema.
Todo resíduo gerado no processo de construção, de reforma, escavação ou demolição, é considerado como Resíduo da Construção de Demolição (RDC) ou Resíduo da Construção Civil (RCC).
O entulho no geral são todos os fragmentos ou restos de tijolo, concreto, argamassa, aço, madeira, etc. que são gerados na construção civil ou na demolição, podendo ser: prédios, residências, pontes, de acordo com a ABRECON.
A diferença entre o entulho da construção e da demolição é basicamente:
– entulho de construção: composto por restos e fragmentos de materiais;
– entulho de demolição: composto apenas por fragmentos.
Segundo a ABRECON, os resíduos que são recicláveis para a produção de agregados, são separados em três grupos:
Materiais compostos de cimento, cal, areia e brita: concretos, argamassa, blocos de concreto.
Materiais cerâmicos: telas, manilhas, tijolos, azulejos.
Materiais não recicláveis: solo, gesso, metal, madeira, papel, plástico, matéria orgânica, vidro e isopor.
Primeiramente, para que os resíduos sejam passíveis de serem reciclados e reaproveitáveis, estes devem estar os mais limpos possíveis. Entulhos que com gesso, asfalto, amianto, plástico, papel, ferragens e etc., dificultam o processamento nos britadores.
Os entulhos não podem ser descartados de forma convencional, para isso em algumas cidades brasileiras existem pontos para recolhimento para que tenham o destino correto.
Estima-se que a construção civil seja responsável por cerca de 50% do uso dos recursos naturais consumidos pela sociedade. A produção dos resíduos da construção civil em grandes cidades é duas vezes maior que a produção do lixo urbano. Para diminuir os impactos ambientais, é importante que o setor cumpra com sua responsabilidade ambiental. E busque soluções mais Limpas usando novas tecnologias em construção.
Uma das ações para responsabilidade ambiental é a gestão dos resíduos através do Programa de Gestão dos Resíduos da Construção Civil (PGRCC). Uma das atividades de responsabilidade ambiental é o processo de reciclagem. Veja abaixo os motivos da sua importância:
– Poupa a natureza;
– Reduz a extração de pedras;
– Reduz o desmatamento em áreas que tenham pedreira;
– Poupa os recursos hídricos;
– Evita o descarte nos rios e lagos;
– Gera renda e trabalho para pessoas carentes.
Ainda, a reciclagem desses materiais tem efeito positivo na diminuição das emissões dos gases do efeito estufa, emitidos pelo setor da construção.
Fonte: ABRECON