ESG e ODS são sinônimos? Dia Mundial do meio Ambiente
Temos ouvido falar nessas siglas que cada vez mais influenciam nossa vida e a relação que temos com as empresas e o meio ambiente.
A resposta da pergunta acima é Não!
ESG e ODS são conceitos complementares e fortemente interligados, mas com direcionamentos diferentes.
O conceito de ESG está focado em condutas Ambientais, Sociais e de Governança de um fundo, empresa ou organização (inclusive as não-governamentais.
Em contrapartida, a ideia dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável vai além dos limites organizacionais. A proposta é que todo o planeta adote as práticas como um compromisso global para o futuro. É uma forma que tem beleza não é apenas estrutural, administrativa.
Entretanto, quando pensamos no posicionamento corporativo, é fácil enxergar a sintonia entre os princípios dos ODS e da estratégia de ESG. Podemos até dizer que empresas orientadas pela prática da ESG incorporam, com mais facilidade, a contribuição com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável — e vice-versa.
A primeira dica para incorporar as diretrizes ESG e ODS na empresa é pensar naquilo que ambas as agendas têm em comum. Estamos falando da ideia de sustentabilidade.
Tanto os ODS quanto os princípios ESG visam a manutenção sustentável de estruturas, sejam as sociais e ambientais, ou as organizacionais.
Dessa forma, é importante que a empresa se organize para trabalhar ações de longo prazo, que permitam a criação de relações perenes entre os atores dos processo.
A atenção aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável possibilita às empresas a identificação das principais vulnerabilidades da sociedade. Assim, é possível que as empresas direcionem seus esforços e encontrem grandes oportunidades de promover impacto social por meio da aplicação de critérios e ações de ESG.
Os ODSs contemplam uma agenda com 17 Objetivos e 169 metas para serem atingidos até 2030. Os 193 Estados-Membros da Organização das Nações Unidas (ONU) adotaram formalmente a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável composta pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os 17 ODS são:
- Erradicação da Pobreza
- Fome Zero
- Saúde e Bem Estar
- Educação de Qualidade
- Igualdade de Gênero
- Água Potável e Saneamento
- Energia Limpa e Acessível
- Trabalho Decente e Crescimento Econômico
- Industria, Inovação e Infraestrutura
- Redução das Desigualdades
- Cidades e Comunidades Sustentáveis
- Consumo e Produção Responsáveis
- Ação Contra a Mudança Global do Clima
- Vida na Água
- Vida Terrestre
- Paz, Justiça e Instituições Eficazes
- Parcerias e Meios de Implementação
È um grande caminho a seguir.