Estação Praça da Árvore – São Paulo

29 Jul

Estação Praça da Árvore – São Paulo

Estava eu numa manhã dessas a caminho do trabalho sentada no metro de São Paulo, quando ouvi  “ próxima estação Praça da Árvore” daí pensei. Que Árvore? Por que tem esse nome?

Como esse blog é sobre curiosidades sobre madeiras eu resolvi responder pra mim e quem sabe a dúvida de mais alguém.

Boa leitura.

Eu sabia, pois é perto do meu aniversário, mas existe um dia dedicado à comemoração das árvores. O dia 21 de setembro foi o escolhido para homenagear esse tipo de vegetação no Brasil e no mundo. Na nossa amada cidade, existem milhares de praças espalhadas e uma  merece atenção especial. Quem nunca ouviu falar da Praça da Árvore, localizada próxima à Avenida Bosque da Saúde?

No século 19, existia na região um grande bosque, que era utilizado para descanso e lazer da população. Pelo clima saudável, o lugar recebeu o nome de Bosque da Saúde. Mais tarde, construiu-se ali uma antiga estação de trem que deu origem à praça, chamada de “Praça da Árvore”, em referência ao bosque.

E a curiosidade da região mora rigorosamente nesse fato. Quando se procura sobre o tema nos arquivos da Secretaria de Habitação da Prefeitura de São Paulo, não há nenhum decreto ou Lei que institui a denominação oficial da praça como “Praça da Árvore”.

Pensando dessa maneira, já que não há qualquer autorização oficial, um vereador poderia elaborar um projeto de lei para homenagear um amigo ou qualquer outra pessoa nomeando a praça com seu nome? Não.

Imagem da obra do metro em 1972 antes de sua inauguração.

De acordo com a legislação municipal, a Praça da Árvore é um caso de “denominação consagrada tradicionalmente”. Por isso, não pode ser aceita qualquer denominação diferente do nome já implantado. É na Praça da Árvore que fica a estação de Metrô homônima.  Ela foi uma das primeiras a ser inaugurada, no dia 14 de setembro de 1974 e o bairro ao seu redor é repleto de lojas, variedades e residências, é considerado um dos mais agradáveis para se morar. Isso eu posso dizer com propriedade por ter morado ali por alguns anos mas eu nunca tinha pensado o motivo do nome. Mas está aí a resposta.