Estádio de Madeira.

25 Nov

Estádio de Madeira.

Quase tudo é possível se construir com madeira!

Esse não é projeto da Ecologs, com eucalipto tratado e tudo que sabemos fazer, mas como o blog é focado a assuntos que falam sobre madeira e estamos em copa do mundo por que não falar sobre essa curiosidade?

Achei essa matéria “super bacana” no blog da Arquitetura Sustentável e vou dividir com vocês.

Boa leitura !

Após anos de atrasos, o Eco Park Stadium projeto de Zaha Hadid Architects, finalmente obteve a aprovação para construir. Será o primeiro estádio de futebol em madeira do mundo.

O estádio será construído em Gloucestershire, na Inglaterra, e servirá como a nova casa do clube de futebol Forest Green Rovers.

Com foco na sustentabilidade, a estrutura terá como objetivo ser neutro ou negativo em carbono e incluirá sistemas de energia renovável. Assim como métodos de construção, e processos operacionais com baixo teor de carbono .

Situado em um prado, o Eco Park Stadium minimiza seu impacto visual na paisagem circundante com uma paleta de materiais naturais e um perfil ondulado coberto com um telhado de membrana transparente, para reduzir o impacto volumétrico do edifício.

O edifício será construído quase inteiramente de madeira de origem sustentável, desde a sua estrutura até os assentos e a laje – elementos que são tipicamente construídos em concreto e aço na maioria dos estádios.

O design do estádio também poderá se adequar a um crescimento futuro. A estrutura atenderá inicialmente 5.000 espectadores, mas se necessário, pode aumentar a capacidade para 10.000 assentos sem os custos de grandes obras de construção.

“O que realmente se destaca nesse estádio é que ele será quase inteiramente feito de madeira. A primeira vez que será feita em qualquer lugar do mundo”, disse Dale Vince, fundador da Ecotricity e presidente da Forest Green Rovers.

“Quando você lembra que cerca de três quartos do impacto na vida útil de qualquer estádio provém de materiais de construção, você pode ver por que isso é tão importante. E é por isso que nosso novo estádio terá o menor carbono incorporado de qualquer estádio do mundo.”

Projeto incrível.

 Eco Park Stadium será a peça central do desenvolvimento de um parque ecológico de 100 milhões de libras, que inclui um parque esportivo ecológico e um parque tecnológico verde.

Metade do Eco Park incluirá instalações esportivas de última geração, incluindo o novo estádio. Enquanto a outra metade será dedicada a um parque empresarial de tecnologia verde, com escritórios comerciais construídos de maneira sustentável.

A proposta também incluirá uma reserva natural no local e um possível centro de transporte público.

Fonte: Inhabitat

Imagens: MIR and negativ.com via Zaha Hadid Architects

Leave a Reply