Eucalipto curiosidades, mitos e ganhos ao meio ambiente.
Publicado por Katia Sadagurschi São Paulo 13 de agosto 2021
A fonte principal desse texto é o site da EMBRAPA onde mais de 50 perguntas são respondidas a respeito de tão valiosa matéria prima pra o desenvolvimento de várias atividades.
Separei os questionamentos que me foram feitos por uma amiga do Sul do Brasil em relação aos impactos ambientais da cultura.
Quando o Eucalipto foi introduzido no Brasil?
Não há uma data exata da chegada do eucalipto no Brasil, mas existem relatos que os primeiros exemplares foram plantados no Jardim Botânico e museu nacional do Rio de Janeiro nos anos de 1925 e 1968; no Município de Amparo SP 1861 e 1863; e no Rio Grande do Sul 1868. Entretanto os primeiros plantios ocorreram em 1968 no RS por iniciativa do político, Joaquim Francisco de Assis Brasil, um dos primeiros brasileiros a demonstrar interesse pelo gênero.
Os primeiros estudos sobre o eucalipto no Brasil só se iniciaram em 1904, por Edmundo Navarro de Andrade no Horto Florestal de Rio Claro SP, pertencente a companhia paulista de estradas de ferro. O crescimento da área de plantios florestais no país foi realmente marcante somente a partir da promulgação da Lei de incentivos fiscais ao reflorestamento ocorrida em 1966. A eucalipto cultura teve sua consolidação também graças ao plano nacional de desenvolvimento criado pelo Governo federal em meados da década de 70.
Um mito sobre o Eucalipto é que ele seca o solo.
Ele não seca o solo. A maioria das criticas a plantios das arvores de crescimento rápido não possuem nenhuma consistência técnica e se valem de falhas ocorridas na implantação dos primeiros povoamentos.
Qualquer arvore que cresça 30m 40m de altura como o eucalipto, jacarandá, pinus, peroba etc, quando plantadas nas proximidades de pequenos riachos poderiam baixar o volume de água uma vez que suas plantas são compostas de mais de 80% de água. Por isso se respeita a distância mínima de córregos e cabeceiras d água para o plantio de qualquer uma espécie arbórea.
Já faz mais de 50 anos que há plantio de eucalipto no país e em nenhum local ao se respeitar o limite de distância a plantação secou o solo. Em média a cada 7 anos a área plantada é renovada e na mesma área anteriormente plantada. Inclusive caso haja o desejo de mudar de cultura dependendo da região ela se desenvolverá muito bem.
Quais os benefícios que o plantio de eucalipto proporciona para o solo?
A floresta de eucalipto como qualquer floresta, regula melhor a queda ao solo e o escoamento da chuva, regulando o nível da água na microbacia onde está inserida a floresta. Uma parte da chuva sequer chega ao chão pois fica retida nas copas e troncos outra parte escoa de forma suave através da superfície do solo, sem formar grandes enxurradas uma parte depois que penetra no solo ainda vai ser absorvida pelas raízes ou transita pelo lençol freático até o corpo de água mais próximo.
Sabe se muito bem que é muito melhor ter um bosque de eucalipto pra regular o ciclo das águas do que uma pastagem deteriorada, onde a compactação do solo e ausência de vegetação acabam fazendo que as chuvas se transformem em torrenciais enxurradas e afastem o solo do local indo causar turbulentos fluxos de água causando enchente.