Eucalipto madeira justa e com propósito.
O gênero Eucalyptus é originário da Austrália, Tasmânia e outras ilhas da Oceania.
Não disfarço o quanto eu gosto do universo da madeira em especial o eucalipto. Pra mim e pra todas as pessoas envolvidas no trabalho da Ecologs não é só sobre vender madeira. É missão!
Toda a cadeia produtiva e história, trouxeram soluções e desenvolvimento, que ideia genial trazer essa planta que não é do nosso bioma para o Brasil.
Nesse texto retirado do portal EMBRAPA mostramos um resumo de sua introdução no país e o restante da historia todos sabemos pois estamos escrevendo a cada dia.
Não há uma data exata da introdução do eucalipto no Brasil. Existem relatos de que os primeiros exemplares foram plantados nas áreas pertencentes ao Jardim Botânico e Museu Nacional do Rio de Janeiro, nos anos de 1825 e 1868; no Município de Amparo, SP, entre 1861 e 1863; e no Rio Grande do Sul, em 1868. Ferreira (1989) afirma, entretanto, que os primeiros plantios ocorreram de fato em 1868, no Rio Grande do Sul, por iniciativa de Joaquim Francisco de Assis Brasil, um dos primeiros brasileiros a demonstrar interesse pelo gênero.
São mais de 700 espécies reconhecidas botanicamente. Estas espécies têm propriedades físicas e químicas tão diversas que fazem com que os eucaliptos sejam usados para as mais diversas finalidades como, lenha, estacas, moirões, dormentes, carvão vegetal, celulose e papel, chapas de fibras e de partículas, até movelaria, geração de energia, medicamentos, entre outros.
Entre as espécies florestais plantadas com fins produtivos, o cultivo do eucalipto é um dos que tem maior disponibilidade de indicações e orientações técnicas.
O Eucalipto tem grande importância comercial na economia brasileira. Segundo a Indústria Brasileira de Árvores, são 5,5 milhões de hectares plantados com este gênero, com uma produtividade média de 39 m³/ha/ano. A produtividade, contudo, depende de diversos fatores, como o local de plantio, os tratos culturais e os insumos disponibilizados.
De forma geral, espécies de eucalipto têm sido preferencialmente utilizadas devido ao seu rápido crescimento, capacidade de adaptação às diversas regiões ecológicas e pelo potencial econômico, tendo em vista a utilização diversificada de sua madeira.
A alta produtividade de madeira, com menores custos e maiores taxas de retorno do investimento, conferem grande atratividade ao cultivo do eucalipto, garantindo alta competitividade de seus produtos nos mercados interno e externo.
Eucalipto é sustentabilidade, trabalho, desenvolvimento, beleza, dignidade e tecnologia de ponta.
Que honra ter um trabalho com tanto propósito!
Leave a Reply