Galinheiro, algumas curiosidades.
A Internet é fantástica li esses dias que a galinha é um parente distante na evolução do Tiranossauro Rex. Olha que surreal! Em paralelo, como fazem parte do nosso dia a dia e escrevo bastante sobre casas de vários modelos construtivos vou falar hoje de Galinheiros.
Vi pessoas que tem esse utensílio como um sonho, numa propriedade, outros como subsistência. Tem também as criações como granjas comerciais que movimentam a economia. Importação de insumos e exportação de produtos.
Toda cadeia produtiva que envolve o bichinho é bastante rica e ela precisa morar em algum lugar.
Pra quem deseja algo pequeno pra ter no fundo do quintal a internet tem uma infinidade de opções.
Os galinheiros são as casas da galinha dentro da sua propriedade. Além de ajudar a manter o espaço organizado, com os galinheiros, é possível cuidar melhor dos animais e servir rações saudáveis.
As galinhas são animais que possuem uma longa expectativa de vida, em média 16 anos. Na produção de ovos, uma galinha põe em média 1 ovo por dia durante o período de postura.
A construção de um galinheiro precisa ser planejada e analisada com antecedência, pois assim você consegue ver com detalhes tudo que irá precisar para montar esse projeto. A preparação prévia ajuda também a economizar, fazendo com o que você encontre ter tudo o que precisa em um valor mais acessível.
Não esqueça que precisará de telas específicas para galinheiro! Esse é um item muito importante para manter a segurança das aves, pois as telas e cercas de galinheiro são feitas em uma malha menor para evitar fugas ou acidentes com predadores.
Coisas pra prestar atenção!
Defina o tamanho do galinheiro
Comece pelo número de galinhas que você pretende criar. Isso definirá o tamanho do seu galinheiro, partindo da perspectiva de que você pode abrigar de 4 a 5 galinhas adultas por metro quadrado (m²). Mas, isso, se sua intenção for construir um galinheiro fechado.
Proteja o galinheiro de predadores
Para manter a criação segura, fora do alcance de predadores, você pode erguer uma estrutura fechada, onde as galinhas ficam, até que você decida que elas devam sair. Esse modelo é o mais usado por quem tem pouco espaço no quintal e quer cortar custos.
Não subestime a região em que mora
Num galinheiro aberto, as galinhas ficam mais livres e mais expostas aos predadores, a não ser que você faça um cercamento. Se possível, reserve um pequeno canto para elas dormirem, debaixo de uma proteção contra a chuva e o frio. Em um galinheiro aberto, você precisará de uns 40 a 50 centímetros quadrados por galinha.
Não ignore a ação do sol no local
Escolha um ambiente que seja agradável às galinhas, tanto no inverno, quanto no verão. Pensando no calor do verão, construa parte do galinheiro sob uma árvore, ou então use outro recurso para oferecer sombra aos animais nos períodos quentes do ano.
Coloque o ninho do seu galinheiro no alto
Quando começar a construir o galinheiro, faça o poleiro em lugares altos, para gerar espaço. Cuide para não colocar o ninho debaixo do poleiro, tornando-o alvo de fezes, respeitando a altura mínima de, no mínimo 60 centímetros do solo para posicioná-lo.
Evite expor os ovos
Se as dimensões do ninho forem insuficientes, os ovos podem acabar danificados pelas aves. São nessas ocasiões que as galinhas aprendem a bicar os ovos, por causa de uma rachadura acidental.
Evite a superlotação do galinheiro
Geralmente, o estresse se instala pela superlotação do galinheiro. Ele faz com o que as aves fiquem se bicando e correndo de um lado para o outro, gerando risco aos ovos e a elas mesmas.
Deixe os ovos no ninho durante um tempo
Uma das estratégias é criar um mecanismo que possibilite a evacuação dos ovos para algum recipiente fora do ninho, precavendo de quaisquer prejuízos futuros ligados a eles.
Eu mesma não tenho expertise pra realizar esse projeto, mas se precisar de alguma receita de frango ou ovos terei prazer em providenciar.
Fonte: Embrapa – Casa das cercas –Super Interessante – Fazenda da Toca