Já arrumou sua Árvore de Natal?
Ok! Você já arrumou a sua casa para o final do ano, fez aquela limpeza.
Se é cliente Ecologs fez até uma área externa com deck, pergolado, fez reparo no telhado com madeira tratada. A casa está perfeita para receber a sua família.
Mas você já enfeitou a sua árvore de natal? Não disfarço gostar muito dessa época e todo ano eu mesma monto a minha. Pesquisando mais sobre o assunto eu achei no “National Geografic” muito conteúdo sobre o assunto e vou deixar como curiosidade parte dele.
Boa leitura!
Há ainda várias explicações folclóricas diferentes para o significado da árvore. Alguns sugerem que ela foi inspirada na árvore do paraíso, símbolo do Jardim do Éden apresentado em uma popular peça teatral da Idade Média sobre Adão e Eva. Outros acreditam que a árvore de Natal tenha sido uma evolução das pirâmides de Natal, estruturas de madeira decoradas com galhos de pinheiros e figuras religiosas.
Ainda assim, a tradição se popularizou entre as famílias alemãs e evoluiu gradualmente ao longo dos anos até sua forma atual. Cusack a historiadora da finte desse texto afirma que é comum atribuir a Martinho Lutero, responsável pela reforma protestante, a primeira decoração iluminada de uma árvore de Natal – com velas em vez das luzes elétricas atuais, inventadas apenas em 1882 – após um passeio noturno pela floresta sob o céu estrelado. Os alemães mantiveram a tradição ao migrar a outros países. No século 18, segundo Cusack, a tradição das árvores de Natal já estava enraizada por toda a Europa.
Símbolo de prosperidade
Na Antiguidade, a árvore era um símbolo de prosperidade em festivais religiosos de vários povos. Os nórdicos, por exemplo, consideravam o pinheiro um símbolo de prosperidade porque suas folhas sempre estão verdes.
Árvore do paraíso
Na Alemanha, no século 15, era costume representar a “árvore do paraíso” em 24 de dezembro, em homenagem a Adão e Eva.
Martinho Lutero
Acredita-se que a tradição da árvore de Natal tenha começado na Alemanha em 1530, com Martinho Lutero, que ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve.
Rainha Vitória
A rainha Vitória popularizou a árvore de Natal na Europa, no século XIX. A tradição se espalhou por outras partes do mundo após a publicação de uma imagem da rainha e do Príncipe Albert ao lado de uma árvore de Natal na revista inglesa The Illustrated London News, em 1848.
A árvore de Natal é um símbolo natalino que representa agradecimento pela vinda de Jesus Cristo.
Alguns elementos decorativos da árvore de Natal e seus significados são:
Bolas de Natal: representam os frutos da vida humana e seus desejos, como amor, esperança, perdão e alegria.
Luzes: representam a luz de Jesus Cristo, a graça divina e também têm o significado de iluminar o caminho da fé.
Anjinhos: significam um papel protetor.
Laços e fitas: mostram os laços familiares, a união e a presença de entes queridos.
Estrela: representa a “Estrela de Belém”, é a guia da fé.
E uma coisa legal é que faz parte da nossa história. Seja ela pequenina numa mesa ou de decoração incrível num palácio.
Tenham um lindo final de semana.
Leave a Reply