Madeira de Pinus.

4 Mar

Madeira de Pinus.

Publicado: Katia Sadagurschi São Paulo 04/03/2022

 Nesse espaço temos falado dentre outros assuntos  muito em #eucalipto toda sua utilidade e tratamento de alta tecnologia em #autoclave. Mas a Ecologs também tem #Pinus. A usabilidade dessa madeira é muito interessante. Resistente, durável e de ótima qualidade. Essas características são alguns dos aspectos da madeira pinus, uma das matérias-primas bastante usadas pela indústria de casa e decoração para a fabricação de diversos móveis, produtos e artigos. A matéria-prima também faz parte da lista de itens adotados pela construção civil para a formação de rodapés, forros, andaimes e muito mais.

Sua cor clara, algo próximo à tonalidade marfim é outro ponto que a destaca em meio as demais matérias-primas. Como grande benefício para o meio-ambiente, a madeira pinus registra altos índices de reflorestamento, pelo menos no Brasil. Seu crescimento atinge o tamanho indicado, aproximadamente 18 a 30 metros de altura, para uso em pouco tempo quando comparado com os demais materiais.

Esse tipo de madeira é muito utilizado nas construções e também é conhecido pelo nome de pinheiro americano ou simplesmente pinheiro, o nome cientifico dessa madeira é Pinus elliottii e é um tipo de madeira considerada “softwood” (Folhas afiladas e frutos sem casca) que faz parte da família das coníferas.

O pinus é um tipo de madeira que faz parte da conscientização da necessidade de conservação da natureza, é uma madeira resultante do reflorestamento e foi trazida dos Estados Unidos para o Brasil nos anos 70, atualmente é cultivada no sul e sudeste.

Aqui na Ecologs nós temos o Pinus  autoclavado. A madeira passa por um tratamento para tornar o produto mais resistente à ataques de fungos e insetos (cupim, brocas, carunchos, etc). Esta condição proporciona maior resistência e durabilidade da madeira também diante de condições naturais, como exposição ao sol e à chuva.

A Palavra “ conífera” como descrição da espécie da madeira a define como um pinheiro.(vou falar mais sobre isso outro dia)