Madeira de reflorestamento.
A madeira de reflorestamento é obtida por meio de árvores que são plantadas já com a função de serem extraídas posteriormente. Ou seja: ela não é criada a partir de árvores nativas, e sim de espécies escolhidas especificamente para reflorestar determinada região.
Trata-se de um material resistente, bonito e de muita qualidade. A madeira de reflorestamento pode ser usada em estruturas, pisos, móveis, entre várias outras finalidades.
Além de contribuir com a beleza e durabilidade do seu projeto, o uso da madeira de reflorestamento também colabora com a preservação do meio ambiente.
Como o nosso carro chefe é o #eucalipto disponho nesse conteúdo uma explicações do conteúdo fantástico da EMBRAPA sobre o assunto.
Boa leitura.
Quais os cuidados que devemos ter quando for realizar um plantio de eucalipto?
Antes de implantar um plantio florestal de eucalipto, é preciso elaborar um planejamento cuidadoso, definindo primeiramente qual será o objetivo do plantio das árvores. Neste planejamento deve constar necessariamente a finalidade do plantio e o destino da produção (se para celulose, energia ou para uso múltiplo), bem como uma análise do mercado consumidor.
No campo, o sucesso de um plantio depende do uso de técnicas adequadas, como a escolha da espécie correta, a limpeza da área e preparo do solo, a escolha do método de plantio mais conveniente e de tratos culturais e controle de pragas e doenças realizadas no momento adequado. O plantio deve ser feito no período em que não haja deficiência hídrica no campo.
Quais os fatores que devemos considerar no planejamento do plantio?
O planejamento é fundamental, principalmente quando o plantio é realizado em áreas extensas. Neste caso, a localização de estradas ou caminhos de acesso ao interior do plantio, o tamanho e a distribuição dos talhões devem ser definidos antes de se iniciarem as operações de preparo do terreno para o plantio. Talhões são áreas geralmente retangulares, divididas por estradas ou faixas de terra sem vegetação, denominadas aceiros (que também servem como proteção dos talhões contra incêndios). Os talhões devem ser dimensionados com no máximo 300 m de largura e comprimento variando de 500 a 1000 m. Estas ações e a delimitação dos talhões facilitarão a colheita e a retirada da madeira, as operações de plantio, os tratos culturais, o controle de erosão, pragas e doenças e, principalmente, a prevenção e o combate ao fogo.
Pra nós da Ecologs o Eucalipto não é só uma madeira. É casa, profissão, sustento e progresso.
Leave a Reply