Entendendo um pouco mais sobre a Madeira.

10 Mai

Entendendo um pouco mais sobre a Madeira.

Entendendo um pouco mais sobre a Madeira.

Eu já vi pessoas que conheciam a madeira pelo cheiro.

Pegavam lascas e diziam exatamente de que árvore aquela peça havia saído. Estou longe disso, mas alguns aromas ainda me arremetem a infância. A garapeira é meio fedida rsrsr

O cheiro ocorre em algumas espécies, sendo mais evidente em madeiras com alto teor de umidade. É conseqüência da presença de substâncias, na sua maioria voláteis, que tendem a desaparecer com o passar do tempo. É uma característica importante na iden­tificação de espécies e na classificação em usos finais, devido a possibilidade de despren­der odor desagradável. Devido a isso, como exemplo, engradados para transporte de gêneros alimentícios devem ser fabricados com madeiras inodoras.

Grã (uma palavra que pra mim foi nova)

É o termo usado para descrever a direção longitudinal dos elementos anatômicos estruturais da madeira (fibras, vasos e traqueídes) na árvore, em relação ao crescimento axial e na madeira serrada, em relação a uma superfície em exposição. De forma prática, quando se racha uma peça de madeira na direção longitudinal, ela se parte seguindo a direção dos elementos anatômicos, isto é, na direção da grã.

No processo de crescimento da árvore, são vários os fatores que influenciam no arran­jo e orientação destes elementos. Devido à diversificação dos tipos de grã e sua importân­cia na utilização da madeira, a grã é classificada em grã direita (reta) e grã irregular. Na grã direita, existe o paralelismo dos elementos anatômicos, com a direção longitudinal do tronco ou da peça serrada. Esta é a orientação mais comum e desejável, por fornecer madeira serrada de maior qualidade, tanto em termos de resistência estrutural, quanto de processamento primário e secundário e estabilidade dimensional no processo de secagem. Na grã irregular, os elementos anatômicos podem estar orientados de forma inclinada, em espiral, ondulada ou entrecruzados, em relação ao eixo longitudinal do tronco. Neste tipo de grã, a madeira apresenta uma maior variabilidade de comportamento, dificultando assim, nos processos de caracterização. Porém fornece figuras decorativas bastante interessantes, que são exploradas, quando o aspecto visual é fator decisivo na escolha de uma determina­da espécie.

Estabilidade dimensional

A estabilidade dimensional é a capacidade que a madeira possui de retrair-se ou expandir-se com a perda ou ganho de umidade. Conhecer bem esta característica é de grande importância na definição de usos finais, tais como portas, janelas, móveis, pisos, forros, etc. e no estabelecimento de programas de secagem adequados

Calor específico

O calor específico de um material é sua capacidade de reter calor. No material madeira o calor específico depende da temperatura e do teor de umidade e, pratica­mente, independe da espécie e da densidade.

Esse texto ficaria enorme !!!! Mas dá uma ideia do quanto a madeira em particular o eucalipto é magnífico e vantajoso.

Que suas propriedades são comuns a outras escolhas e pode ser adaptado em formato, tratamento e cor para múltiplas finalidades.

Leave a Reply