Marcenaria e Carpintaria

9 Set

Marcenaria e Carpintaria

Eu mesma não sabia a diferença.

Mas das inúmeras definições que estão disponiveis nas páginas e redes acredito ter entendido.

Fui lá atrás buscar desde os egípicios passando por São José e personagens da ficcção como Loki da série Vikings o construtor de barcos.

A importância da madeira na arte da construção é antiga e resultou na separação de dois tipos de ofício: carpintaria e marcenaria.

Ao carpinteiro sempre coube a execução de componentes estruturais, como vigas, escadas, assoalhos etc. Já ao marceneiro ficou reservada a produção de objetos utilitários e, até mesmo, artísticos, como janelas, portas, retábulos, armários, cômodas, cadeiras, entre outros.

Sendo assim, apesar de ambos trabalharem com a madeira, existem características importantes que distinguem esses dois profissionais.

O carpinteiro trabalha, essencialmente, com a madeira maciça, ou seja, em seu estado natural. Por isso, esse profissional é muito requisitado, por exemplo, na construção civil e naval. Seu trabalho é desenvolvido, principalmente, no canteiro de obras.

É ele quem lavra e aparelha a madeira, ocupando-se desde o trançado que permite a taipa de sopapo ou de sebe até de estruturas muito mais complexas, como as das coberturas.

Por isso mesmo a carpintaria é um ofício que exige precisão técnica e até informações sobre geometria. Também são necessários conhecimentos específicos sobre cada tipo de madeira e os materiais e técnicas utilizados em cada um.

Vale destacar que a carpintaria é umas das profissões mais antigas do mundo. No início, esse ofício era conhecido como carpina ou carapina e dividia-se em 4 áreas principais de atuação:

  1. naval;
  2. militar;
  3. civil;
  4. industrial.

Já o marceneiro trabalha na fabricação, reparação e conservação de móveis e outros objetos de decoração que tenham como base a madeira. Sendo assim, pode-se dizer, em linhas gerais, que o ofício do marceneiro é mais delicado e artesanal que o do carpinteiro.

Esse profissional utiliza técnicas específicas para desenvolver seu trabalho a partir de matéria-prima nobre, visto que o mobiliário precisa ser resistente, ou seja, produzido a partir de madeiras de boa qualidade.

O MDF, por exemplo, é muito utilizado por ser durável e acessível. Mas também podem ser usadas madeiras de reflorestamento, como #eucalipto, #pinus, araucária e teca.

Leave a Reply