Mobiliário Urbano – Parklets

10 Mai

Mobiliário Urbano – Parklets

Os chamados Parklets urbanos surgiram em São Francisco, nos Estados Unidos. Tratavam-se de vagas de estacionamento que passam a exercem a função de espaços públicos. Nesse sentido, por meio de uma solução criativa, o sistema “Vagas vivas”, a prefeitura buscou atrair as pessoas para as áreas públicas e, assim, diminuir o volume de carros nas ruas.

A iniciativa surgiu em 2005 e permite que comerciantes, por meio de um edital e pagamento de indenização, utilizem o espaço para que as pessoas usufruam. No caso de São Francisco faltam vagas para todos os interessados. Ainda, os parklets permitem a instalação de praças em espaços onde antes não era possível. Logo, por meio de alternativas rápidas e de baixo custo a cidade ganha novos espaços de convívio.

Na minha humilde pesquisa achei uma Cartilha de boas práticas da Cidade de campinas que explica direitinho como executar  e suas possibilidades e vantagens pro meio urbano.

Mais que um lugar para relaxar, os PARKLETS são também uma proposta simpática para estimular o debate em torno de uma cidade mais agradável e democrática.

São Paulo entra na lista por iniciativa da ONG Instituto Mobilidade Verde que trabalha neste tema desde 2011. No ano de 2013, junto com outras organizações, conseguiram instalar um projeto piloto em São Paulo. Diante dos bons resultados dos PARKLETS instalados em São Paulo, outras cidades brasileiras também adotaram a ideia como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Londrina, Jundiaí e Sorocaba.

Parte desse conceito é  que O PARKLET ou “Zona Verde” (em contrapartida a Zona Azul) ou “Vaga Viva” ou “Varanda Verde”, é uma intervenção urbana que propõe a solução prática para um dos maiores problemas que vivemos atualmente em grande parte do país e do mundo: as cidades pensadas para carros e não para pessoas.

O PARKLET tem como objetivo proporcionar bem estar para pessoas dentro do espaço urbano, melhorando sua mobilidade, proporcionando locais agradáveis para descanso, lazer, recreação e integração com a paisagem da cidade. Essas pequenas praças beneficiam os moradores do entorno, os comerciantes da vizinhança e pessoas que transitam pelo local, pois diminuindo o espaço de estacionamento dos veículos melhora-se a paisagem urbana, oferecendo à comunidade a chance de ter um local próprio de convívio com o intuito de resgatar seus valores locais.

Regras são aplicadas nos municípios pra implantação dos espaços podendo dentro de cada legislação pessoas Físicas, jurídicas, município ou iniciativa privada pleitear a instalação do espaço atendendo a legislação vigente.

Quem sabe não é uma boa ideia pra sua cidade?

Fonte: Manual Parklet de Campinas – SP  https://setec.sp.gov.br/uploads/63/arquivo.pdf