Nosso País tem nome de Madeira.

5 Nov

Nosso País tem nome de Madeira.

Nosso País tem nome de Madeira.
Publicado: Katia Sadagurschi – São Paulo 05/11/2021
O pau-brasil (Paubrasilia echinata)
O nome surgiu a partir das primeiras extrações de pau-brasil das florestas. Os navegantes começaram a denominar o território de Brasil por causa dessa árvore que durante as três primeiras décadas foi o principal motivo de viagens dos portugueses à região encontrada por Cabral.
Por que não construímos tanto assim com madeira?
Essa modo de construir tem cada vez mais força, e um longo caminho pela frente. Assim é a relação entre a madeira e a construção civil. Apesar de o mundo estar de olho na sustentabilidade, no Brasil esse tema começou a se tornar popular na última década. Países como os Estados Unidos, por exemplo, 90% das casas são construídas com madeira. Mas, aqui, o preconceito e a falta de conhecimento ainda são barreiras para o desenvolvimento da sustentabilidade na construção civil.
Os primeiros projetos técnicos, se assim podemos chamar os primeiros desenhos de detalhes construtivos, são chineses, com mais de 1000 anos de idade. Então construir com madeira funciona sim!
Depois disto, os japoneses aperfeiçoaram estes detalhes. Mais tarde os europeus se destacaram na produção de novas técnicas de construção usando a madeira. O primeiro grande questionamento sobre a sua utilização ocorreu no século XIX, quando surgiram as estruturas de aço e de concreto armado. O segundo grande questionamento foi patrocinado pelos movimentos ambientalistas, já na segunda metade do século XX. E em 2005, na Conferência Mundial sobre Construções Sustentáveis em Tóquio, no Japão, a madeira foi eleita como o material do futuro sustentável.
Acredito que, principalmente no Brasil, o grande desafio foi lutar contra a visão preconceituosa contra a utilização da madeira na construção civil – herança cultural deixada pelos portugueses e espanhóis para a América Latina. Outro problema enfrentado: a decorrente falta de cultura construtiva em madeira, que se desdobrou em erros construtivos nas poucas vezes que se tentou construir em madeira. Estes erros reforçaram o preconceito existente. Hoje, precisamos quebrar este circulo vicioso, adotando a cadeia da construção de madeira, desde a floresta até a manutenção, de tecnologia invadindo os produtos e processos.
Aqui na Ecologs você vai encontrar inúmeras soluções pra essa finalidade.