O telhado é seu e a madeira a gente entrega!
Esse texto é um pequeno lembrete pras pessoas que na sua vida acharam que nunca viriam o uso aplicado de uma Hipotenusa.
Publiquei a primeira vez em agosto do ano passado e como esse espaço é um blog sobre curiosidades sobre madeiras retomar o tema é bem interessante.
Planejar e conhecer os caminhos da sua obra significa economizar. Se está na hora de fazer a cobertura da sua casa vamos dar uma breve noção de como se calcular seu telhado.
Existem inúmeros tipos de telhas no mercado, mas antes de comprar temos alguns fatores a ser considerados.
Para fazer o calculo de um telhado é necessário saber o tipo e cobertura que será usada e a inclinação.
Como Calcular o telhado?
O cálculo do telhado contempla desde madeiramento ou estrutura metálica, escolha o tipo de telha e até os assessórios para toda a cobertura.
O calculo da estrutura deve ser realizado por um profissional habilitado que determinará o tipo de madeira ou perfil metálico, dimensões, bitolas e espaçamentos. Já as quantidades de telhas, complementos e assessórios podem ser determinadas a partir da planta de cobertura ou indo ao local e realizando medições com uma trena.
O Ripamento é influenciado pelo tipo de telha escolhido. Cada modelo de telha tem uma especificação de espaçamento entre o eixo de cada ripa.
Após definir a galga do telhado, permite se ter a quantidade de fiadas de ripas em cada pano. Assim para obter a quantidade de metros de ripa basta multiplicar o numero de fiadas pelo cumprimento horizontal do pano paralelamente ao beiral.
A confecção da mão francesa do telhado requer um calculo relacionado as estruturas de madeira que serão usadas para sustentar maior quantidade de peso.
Então para determinar o tamanho da mão francesa é necessário usar as medidas da cumieira e do pontalete e calcular o tamanho da hipotenusa por meio do teorema de Pitágoras. cumieira²+ pontalete² = mão francesa².
O cálculo dos caibros também usa o mesmo teorema
• h² = c1² + c2², sendo:
h = valor a descobrir, correspondente ao comprimento do caibro;
c1 = altura do telhado; telhado.
c2 = comprimento em plano considerando o beiral (4,70 m)
Os cálculos não param por aí, mas com essa ideia já temos noção que após descobrirmos todas a medida das é que podemos fazer a melhor compra suprindo todas as necessidades e economizando bastante .
Créditos da imagem: I Design Construções Arquiteto Marcio Alexandre.
#telhado #eucalipto #caibrotratado