Paisagismo, Paisagistas e Jardins.
É mais importante do que poderia parecer numa visão simples. A beleza educa, integra, transmite mensagem, descreve o povo ou raça que a produziu e faz a nossa vida com maior sentido.
Hoje se diz muito na valorização da entrega dos imóveis novos a presença de projetos paisagísticos.
Algumas referências famosas na história do mundo como o Palácio de Versalles na França usa o paisagismo para demonstrar toda a força e esplendor de um Rei e o tamanho do seu reino com seus jardins visitados até os dias atuais..
Nos livros sagrados a vivência começa num jardim o Éden então por que não falar um pouco sobre o assunto?
Paisagismo é a técnica de projetar, planejar, fazer a gestão e a preservação de espaços livres, sendo eles públicos ou privados, urbanos e não-urbanos. Essa área é relacionada diretamente com a arquitetura e o urbanismo e visa, em suma, organizar a paisagem.
O paisagismo vai muito além da criação de jardins e praças, trata-se de uma técnica bastante específica voltada também para a elaboração de projetos de criação ou substituição de espaços afetados por construções desordenadas.
A missão do paisagismo inclui recompor espaços geográficos e organizar a paisagem para criar condições de uso pelo público, utilizando não apenas conhecimentos de botânica e ecologia, mas também de arquitetura e dos costumes da região, combinando cores e formatos para gerar um resultado harmonioso e agradável de convivência.
Segundo recomendações da Organização das Nações Unidas, é necessário que as cidades contenham com pelo menos 16 m² de área verde por habitante para diminuir o estresse urbano.
Depois do sagrado e do palácio de Versales as etapas da criação de um projeto por um paisagista são um pouco mais técnicas.
Observar o local
Após essa etapa, é preciso fazer uma análise do local. Isso significa que o paisagista deverá observar a presença de volumes naturais, como árvores, lagos e rios, ou edificados, como edifícios, casas e muros. Analisando assim, quais elementos deverão ser mantidos ou poderão ser retirados.
Também é importante observar as sombras formadas no local, analisando os tamanhos e quantidades, para definir qual o tipo de vegetação será mais adequado ao ambiente.
Outro ponto para se atentar, é identificar a posição das sombras e da luz solar para decidir qual o melhor lugar para posicionar os móveis, Decks, Pergolados, piscinas e espaços de lazer. Dessa maneira, os projetos devem obter a indicação do norte, indicando onde estará o nascer e o pôr do sol. Decidindo, assim, se haverá a necessidade de colocar pontos de iluminação artificial, irrigação e outras adaptações ao local escolhido.
O uso da madeira nos espaços externos tem sido uma grande tendência por trazer beleza, acolhimento e integração com o ambiente.
Na modernidade com tratamentos como o uso da Autoclave que é o caso da Ecologs usar a madeira além dos ganhos acima é bastante eficiente tanto em projetos domésticos como urbanos.
Gostou desse assunto?
A partir dessa semana vamos explorar além do mundo do Eucalipto e da madeira curiosidades sobre a natureza, construção, tendências, eventos e muito mais.
Leave a Reply