Papo de Árvore – A reclamação mais antiga do mundo?

1 Abr

Papo de Árvore – A reclamação mais antiga do mundo?

Reclamação de 3800 anos de um cliente insatisfeito. O que o seu cliente DIZ sob você é relevante!

Parece brincadeira, mas a imagem que ilustra esse texto é uma reclamação de cliente, essa pedra é datada em aproximadamente 4 mil anos e está hoje em um museu na Inglaterra.

Uma tábua de argila com inscrições que protestam contra um serviço de má qualidade pode ser a primeira evidência de reclamação do mundo. Estima-se que a placa tenha cerca de 3,8 mil anos e era da cidade de Ur, na Mesopotâmia, onde atualmente fica Tell el-Muqayyar, no sul do Iraque. 

Exposto no Museu Britânico, em Londres, o item foi nomeado de artefato 131236. Pesquisadores indicam que era da antiga Babilônia e foi enviada por um cliente chamado Nanni a um comerciante de nome Ea-nasir. As letras do objeto são da Língua  Acádia em escrita cuneiforme. A tábua tem 11,6 cm de altura e 2,6 cm de espessura

Acádia em escrita cuneiforme. A tábua tem 11,6 cm de altura e 2,6 cm de espessura. Tomara que daqui um tempão achem uma elogio do time Ecologs.

Aparentemente, o rapaz se queixou porque o tipo errado de minério de cobre foi entregue. Um usuário da rede redittit publicou a tradução dos dizeres, que já havia sido feita no livro Cartas da Mesopotâmia, de 1967, do assiriólogo A. Leo Oppenheim. 

Tradução mostra que cliente se queixou da entrega errada de minério de cobre na Mesopotâmia

Confira o que diz a antiga reclamação: 

“Diga ao Ea-nasir: Nanni envia a seguinte mensagem:

Quando você veio, você disse a mim: ‘Eu darei lingotes de cobre de qualidade de Gimil-Sin (quando ele vier)’. Você os deixou, mas você não fez o que me prometeu. Você colocou lingotes que não eram bons para meu mensageiro (Sit-Sin) e disse: ‘Se você quiser levá-los, pegue-os; se você não quiser levá-los, vá embora!’

Por que você trata alguém como eu com tanto desprezo? Eu enviei senhores mensageiros  como nós para coletar a sacola com meu dinheiro (depositado com você), mas você me tratou com desprezo, enviando-os de volta para mim de mãos vazias várias vezes, e por meio do território inimigo. Existe alguém entre os comerciantes que negociam com Telmun que metratou dessa maneira?

 Você só trata meu mensageiro com desprezo! Por causa daquela (insignificante) mina de prata que eu devo (?) Você se sente livre para falar dessa maneira, enquanto eu tenho dado ao palácio em seu nome 1.080 libras de cobre, e Umi-abum da mesma forma deu 1.080 libras de cobre, além do que nós dois escrevemos em uma tábua lacrada para ser guardada no templo de Samas.

Como você me tratou por esse cobre? Você reteve minha bolsa de dinheiro em território inimigo.

 Agora cabe a você restaurar (meu dinheiro) para mim na íntegra.

Tome conhecimento de que (a partir de agora) não aceitarei aqui nenhum cobre seu que não seja de boa qualidade. Eu irei (de agora em diante) selecionar e tomar os lingotes individualmente em meu próprio quintal, e exercerei contra você meu direito de rejeição porque você me tratou com desprezo.”

Tudo ficou mais moderno desde então mas uma coisa não mudou nas relações humanas e de consumo.

Confiança e um produto de primeira qualidade fazem relações lucrativas e duradouras.

Conte com o nosso atendimento e carinho genuíno , faz parte da Missão Ecologs.

Fonte: História retirada do caderno de ciencias da Revista Galileu.

Leave a Reply