Papo de Árvore – Aniversário de 70 anos do Parque do Ibirapuera.
Como boa paulistana que sou não poderia deixar de citar o aniversário de 70 anos do parque do Ibirapuera na capital de São Paulo.
Esse texto foi retirado das minhas observações nas visitas feitas ao longo dos meus quarenta e tra lá lá anos e das coletâneas jornalísticas que transmitiram essa informação na manhã de ontem.
Vale o passeio, se for a São Paulo arranje um tempinho para conhecer o espaço.
Ecologs madeiras também te conta curiosidades!!!!
Boa leitura!
Curiosidades sobre o Parque Ibirapuera, que acaba de completar 70 anos
Ponto turístico icônico da cidade de São Paulo, parque recebe 18 milhões de visitantes por ano e reserva ótimas histórias por trás de suas 7 décadas, comemoradas neste dia 21 de agosto
Você sabia que lá há uma praça onde foram plantadas árvores dos 5 continentes do mundo? Imaginava também que mais de 300 espécies de animais poderiam ser encontradas pela área? E que o Parque tem um banco vindo do Central Park, presente dado pelo prefeito de Nova York em 2011? Pois é!
Área do parque abrigava uma aldeia indígena na época da colonização
Inaugurado em 21 de agosto de 1954, durante as comemorações do IV Centenário de São Paulo, o projeto do Parque foi concebido pelos arquitetos Oscar Niemeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Kneese de Mello, Ícaro de Castro Mello, além do paisagista Augusto Teixeira Mendes.
Na época da colonização, o Parque Ibirapuera era uma área alagadiça que abrigava uma aldeia indígena. O nome provém do tupi-guarani Ypy-ra-ouêra, que significa pau podre, por conta das características da região na época.
A sonoridade do nome antigo pode ter dado o nome atual Ibirapuera.
Praça da Paz tem árvores de todos os continentes
E por falar nela, a Praça da Paz ganhou este nome em homenagem às comemorações relacionadas à paz mundial na década de 60. Na época, para representar a integração entre os povos do planeta, foram plantadas espécies vegetais dos cinco continentes do mundo, que podem ser encontradas por lá até hoje. A praça agora leva também o nome da cantora Rita Lee, que foi frequentadora assídua do parque durante a sua vida, tornando-se, então: Praça da Paz – Rita Lee.
Outra curiosidade sobre o parque: ao longo de seus 1.584.000 m² de área, é possível encontrar mais de 500 espécies de plantas, árvores, arbustos e herbáceas.
Parque tem centenas de “moradores”
Mais de 300 espécies de animais dividem espaço com os milhares de usuários diários do parque. Sua fauna comporta 44 borboletas; 10 peixes; nove répteis (cágados, tigres-d’água e serpentes); um anfíbio; mamíferos (incluindo morcegos e gambá-de-orelha-preta) e cerca de 200 espécies de aves. Entre estas, destacam-se: sabiás; joão-de-barro; canário-da-terra e pintassilgo; bandos de papagaios; maracanãs e periquitos.
Com certeza se você que foi correr já deve ter sido meio que atacado pelos ‘ Quero quero” rsrsr mas essa é uma outra história.
É possível observar várias espécies de beija-flores, pica-paus, pombos silvestres e papa-moscas, além de aves migratórias, algumas chegando na primavera e outras no inverno. Um grande atrativo são as aves aquáticas, tais como, as elegantes garças, socos e os graciosos marrecos e mergulhões.
Entrando em contato no site do parque, você também consegue mudas de árvores nativas de forma gratuita , então faz uma pesquisa no Google e vê direitinho como isso funciona.
Amigos e profissionais da construção agora com esse pouquinho de informação quem sabe na sua próxima visita ao parque você não tenha outro olhar?
Tá vendo Ecologs também é informação!
Nós temos a madeira que você precisa com a qualidade que você merece!
Leave a Reply