Papo de Árvore – Curral

26 Mar

Papo de Árvore – Curral

Os estudiosos e técnicos chamam de gado ou rebanho alguns chamam de “criação”

Para que fiquem em segurança e gozem de boa saúde, condições de repouso, proteção térmica e acolhida estruturas são construídas, hoje vamos falar dos currais.

Nesse texto da EMBRAPA Gado de corte vai tudo explicadinho inclusive com link de lista de materiais e quantidades indicadas à construção do curral. EU sou fã da Embrapa.

O mais perfeito disso é que todo material pode ser encontrado com facilidade aqui na Ecologs conte conosco. “ Nós temos a madeira que você precisa com a qualidade que você merece”

Boa Leitura!

O terreno escolhido deve estar bem posicionado em relação à sede e às invernadas, visando à facilidade de acesso e manejo. A localização no centro da propriedade, antecedendo a construção de cercas e outras benfeitorias, é a melhor opção. Entretanto, através de simples instalações de acesso ao curral, construídas com cercas de arame, é possível garantir uma eficiente condução dos animais ao interior do curral. O local deve ser firme e seco, preferencialmente plano, não sujeito à erosão. 

Procede-se, inicialmente, à limpeza do terreno, que deve ficar livre de toda vegetação e detritos. Posteriormente, faz-se uma movimentação de terra no círculo aproximado onde deverá ser instalado o curral, no sentido de fora para dentro, visando obter uma superfície redonda, semelhante a uma calota esférica, com cerca de 2% de inclinação. Esta operação visa favorecer o escoamento das águas pluviais, impedindo a formação de lama nos pontos de maior movimentação de gado. Finalmente, acrescenta-se uma camada de cascalho em toda a área, com uma faixa excedente em volta do curral e proximidades do embarcadouro, seguido de compactação para acabamento. 

Escolhido e preparado o terreno para a instalação do curral, determina-se a posição do mesmo, considerando a facilidade de acesso e a insolação. A orientação leste/oeste, em seu maior eixo, é a posição desejável, impedindo maior penetração dos raios solares nas laterais do galpão. A partir do centro da área preparada, utilizando estacas, procede-se à marcação do galpão, brete, tronco de contenção e apartadouro. Posteriormente, marcam-se as cercas externas, subdivisões e porteiras. 

Nesse exemplo a capacidade total do curral é calculada em 500 reses, levando-se em conta a área útil e a relação de 2 m2/cabeça. Quando o manejo inclui aparte, a lotação fica restrita aos currais de depósito (200/300 reses), reservando-se os currais de aparte para separação dos animais. 

Outras benfeitorias, que devem ser construídas anexas ao curral (curralão, manga de recolhida, piquetes, etc.), além de faciIitar o manejo e acesso ao interior do mesmo, permitem ampliar, com instalações simples, a capacidade de reunir animais que serão trabalhados em lotes de até 500 reses por vez. 

Então pra resumir o que é um curral?

Um curral é uma área cercada geralmente destinada a conter animais, especialmente gado bovino, equinos ou ovinos. Ele pode variar em tamanho e estilo, desde pequenas áreas cercadas até estruturas maiores com divisórias e instalações para alimentação e manejo dos animais. Os currais são usados para várias finalidades, incluindo a alimentação, reprodução, vacinação, marcação e controle do movimento do rebanho. Eles são essenciais para a criação de gado e outras atividades agropecuárias, proporcionando um ambiente seguro e controlado para o manejo dos animais.

Neste link você encontra a lista de materiais assim como a descrição técnica para auxiliar a construir ou melhorar o seu curral e a madeira deixa com a gente da Ecologs

 FONTE: https://old.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/ct/ct10/02construcao.html

Leave a Reply