Papo de Árvore – Dia dos Professores e o Festival da Cerâmica: Uma Homenagem à Arte
É impressão minha ou à medida que o ano vai chegando ao fim o tempo parece que passa mais rápido e um montão de coisa acontece ao mesmo tempo?
Esse final de semana já foi incrível duas datas super brasileiras, comemoradas em família e essa semana mais dias para destacar estamos de Olho !!!!
Boa leitura!
Hoje, dia *15 de outubro, celebramos uma das profissões mais nobres e essenciais: o Dia dos Professores. A data foi escolhida em homenagem à assinatura do Decreto Imperial de 1827 por Dom Pedro I, que criou o Ensino Elementar no Brasil. Foi a partir desse momento que se definiu a importância da educação formal em nosso país, estabelecendo escolas em todas as vilas e cidades. Mas a comemoração oficial do Dia dos Professores começou a partir de 1947, graças à iniciativa de quatro professores paulistas que decidiram homenagear a profissão e promover uma reflexão sobre a importância da educação.
Assim como os professores, que são os guias na jornada do conhecimento, a cidade de *Cunha, no interior de São Paulo, está sendo palco de uma celebração à criatividade e à arte com o **Festival da Cerâmica de Cunha 2024. De **04 de outubro a 09 de novembro, o festival transforma Cunha numa verdadeira festa das artes plásticas, com **exposições, workshops, feiras, apresentações musicais* e muitas outras atividades que aproximam artistas, ceramistas e visitantes.
Neste ano, o festival comemora seus *16 anos de história, com o objetivo de valorizar a produção artística local e promover o intercâmbio de técnicas e saberes entre diferentes gerações de artistas. A cerâmica de Cunha tem reconhecimento nacional e internacional, especialmente por sua tradição de alta temperatura, com os famosos fornos Noborigama. Não é à toa que a cidade recebeu o título de **Capital Nacional da Cerâmica de Alta Temperatura*.
Um dos destaques do festival é a exposição *Frutos da Terra, que foi inaugurada em 04 de outubro na **Casa do Artesão* e segue aberta à visitação ao longo do evento. Além disso, de *11 a 14 de outubro, acontece a esperada **Feira da Cerâmica*, onde o talento dos artistas locais brilha e se conecta com o público.
Essa interação entre o ensino e a arte é uma metáfora perfeita para o Dia dos Professores. Assim como a cerâmica, a educação molda, transforma e lapida, criando indivíduos mais conscientes e preparados para enfrentar o mundo. O festival é também um momento de aprendizado, com *workshops* e palestras que oferecem oportunidades para que todos possam conhecer e se aprofundar nas técnicas e na arte da cerâmica.
A *Ecologs Madeira Tratada* compartilha desse encantamento pela valorização do conhecimento e da arte local. Para nós, que estamos profundamente conectados às tradições do interior e ao desenvolvimento sustentável, é emocionante ver como Cunha se transforma em um grande polo de cultura, beleza e sabedoria.
Neste *Dia dos Professores*, que tal aproveitarmos a oportunidade para valorizar quem nos ensinou a ler o mundo e, ao mesmo tempo, apreciar a rica produção artística do nosso Vale do Paraíba? Acreditamos que educação e arte caminham juntas para construir um futuro mais criativo, consciente e repleto de significado.
O site do evento está disponível nessa postagem e nossas redes sociais vão colocar umas imagens e impressões.
Na loja da Rodovia Paulo Virginio além de madeira tratada você encontra móveis rústicos e cerâmica artesanal de alta qualidade produzida por artistas da nossa região . Vale a visita. Ecologs “Nós temos a madeira que você precisa com a qualidade que você merece!
Leave a Reply