Papo de Árvore – Encantos cotidianos das cidades pequenas.
O texto de hoje está um pouquinho diferente, mas como esse espaço de internet é um blog posso me dar ao luxo de escrever algo que venha do meu coração.
Nasci na capital de São Paulo uma das maiores cidades do planeta e fui criada numa cidade bem menor a beira mar.
Tem coisa que a gente só vê em cidade pequena. Desde comportamento de deixar casa sem trancar até cachorro comunitário. (tem mais um monte de coisa)
Agora no inicio do mês de setembro temos a semana da pátria e dia 7 se comemora a independência do Brasil. Nas cidades menores ainda se mantém em algumas a tradições como ter um altar na praça central para asteamento da bandeira com autoridades locais e escolas. Acho lindo e se o prefeito for caprichoso deixam soldado (Guarda da cidade, guarda mirim) e chama acesa em homenagem a todos os significados da data.
Dia 7 tem desfile cívico com as crianças, fanfarras, bandinhas das entidades da sociedade. Tudo isso trás lindas recordações e depois que a gente cresce, dá saudade dessa época.
No caso de cidade turística se o feriado cair numa segunda ou sexta tem show de algum artista, eventos da riqueza local dependendo da sua vocação a cidade fica cheia em festejos familiares, artísticos e da produção da região que pode ser agro, turística, hoteleira, mar floresta ou campo.
… Agora vou fazer o datamento histórico igual fizeram comigo na escola.
“A Semana da Pátria é a semana que antecede o dia 7 de setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil. A semana é marcada por eventos e paradas comemorativas, e tem como objetivo promover a reflexão sobre a importância da pátria e a independência do país.
O dia 7 de setembro é marcado por um desfile cívico-militar, em que escolas, instituições militares e grupos comunitários passam pelas ruas. A data é uma lembrança da proclamação da Independência do Brasil por Dom Pedro I, às margens do riacho do Ipiranga, em 1822. “
Se puder vir para Cunha conheça a cidade, aproveite os festejos, deve ter ainda o cachorro comunitário e um montão de gente não deve trancar direito a casa na hora de dormir.
Aproveita e passa na Ecologs para conhecer o trabalho, tem sempre um café fresquinho e a acolhida de pessoas incríveis.
Nós temos a madeira que você precisa com a qualidade que você merece! Esse é o lema da firma e a gente realmente se esforça.
A trilha sonora para escrita desse texto foi a musica “ Vilarejo” (Marisa Monte)
Normalmente as pessoas colocam a referência nos textos que contam alguma história a minha foi essa trilha sonora.
Boa semana e Bom trabalho a todos!
Leave a Reply