Papo de Árvore – Eu adoro festa Junina!

14 Jun

Papo de Árvore – Eu adoro festa Junina!

As festas juninas no Brasil são, em sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha se originado nas festas dos santos populares em Portugal: a Festa de Santo Antônio, a Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo principalmente. A música e os instrumentos usados (cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco etc) estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos ao Brasil pelos povoadores e imigrantes do país irmão. As roupas caipiras ou saloias são uma clara referência ao povo campestre que povoou principalmente o nordeste do Brasil.

O que se comemora em festa junina?

As festas juninas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). Com a chegada dos jesuítas portugueses, os costumes indígenas e o caráter religioso dos festejos juninos se fundiram.

 Qual o motivo da fogueira de São João?

A fogueira, característica das festas de São João, tem seu fundamento na história do nascimento de João Batista. A fogueira era um sinal de Santa Isabel, mãe de São João, para Maria, mãe de Jesus.

Qual o significado da festa de São João?

O Nascimento de João Batista (ou Dia de São João ou Nascimento do Precursor ) é uma festa cristã celebrando o nascimento de João Batista, um profeta que previu o advento do Messias na pessoa de Jesus Cristo e o batizou. Esta festa é amplamente comemorada no mundo cristão no dia 24 de junho e é uma das festas juninas.

Eu mesma tenho como foco principal nessa época a seguinte lista rsrs

O evento é conhecido por contar com comidas típicas, como pipoca, paçoca, pé de moleque, canjica, quentão, vinho quente e muitos outros pratos à base de milho e amendoim.

Fora .. os bolos. E tudo isso num colorido lindo e tocando musica.

Pouca festa no mundo é mais legal que isso!!!!

Leave a Reply