Papo de Árvore – Eucalipto

11 Abr

Papo de Árvore – Eucalipto

Pensa numa árvore que se adaptou a nossa natureza aqui do Brasil. Estou falando do queridinho Eucalipto que pra mim é um tesouro verde.

Mais uma vez fui ao conteúdo histórico da Embrapa para mostrar como essa planta impressionante chegou por aqui e muda a vida de tanta gente.

Hoje o Eucalipto tratado é nosso sustento e profissão dentro da construção civil e nós da Ecologs Madeiras temos orgulho de fazer modestamente parte dessa historia.

Boa leitura!

Cortes de eucalipto tratado em autoclave para uso em construção civil.

 Mas de onde ele veio?

O gênero Eucalyptus é originário da Austrália, Tasmânia e outras ilhas da Oceania.

Não há uma data exata da introdução do eucalipto no Brasil. Existem relatos de que os primeiros exemplares foram plantados nas áreas pertencentes ao Jardim Botânico e Museu Nacional do Rio de Janeiro, nos anos de 1825 e 1868; no Município de Amparo, SP, entre 1861 e 1863; e no Rio Grande do Sul, em 1868. Ferreira (1989) afirma, entretanto, que os primeiros plantios ocorreram de fato em 1868, no Rio Grande do Sul, por iniciativa de Joaquim Francisco de Assis Brasil, um dos primeiros brasileiros a demonstrar interesse pelo gênero.

São mais de 700 espécies reconhecidas botanicamente. Estas espécies têm propriedades físicas e químicas tão diversas que fazem com que os eucaliptos sejam usados para as mais diversas finalidades como, lenha, estacas, moirões, dormentes, carvão vegetal, celulose e papel, chapas de fibras e de partículas, até movelaria, geração de energia, medicamentos, entre outros.

Entre as espécies florestais plantadas com fins produtivos, o cultivo do eucalipto é um dos que tem maior disponibilidade de indicações e orientações técnicas.

O Eucalipto tem grande importância comercial na economia brasileira. Segundo a Indústria Brasileira de Árvores, são 5,5 milhões de hectares plantados com este gênero, com uma produtividade média de 39 m³/ha/ano. A produtividade, contudo, depende de diversos fatores, como o local de plantio, os tratos culturais e os insumos disponibilizados.

De forma geral, espécies de eucalipto têm sido preferencialmente utilizadas devido ao seu rápido crescimento, capacidade de adaptação às diversas regiões ecológicas e pelo potencial econômico, tendo em vista a utilização diversificada de sua madeira.

A alta produtividade de madeira, com menores custos e maiores taxas de retorno do investimento, conferem grande atratividade ao cultivo do eucalipto, garantindo alta competitividade de seus produtos nos mercados interno e externo.

A cada dia nos especializamos no manejo e fornecimento desse material tão precioso com uso de boas práticas e tecnologia no tratamento em Autoclave.

Nos orgulhamos em dizer que a Ecologs tem a madeira que você precisa com a qualidade que você merece!

Leave a Reply