Papo de Árvore – Influência Portuguesa na construção – Azulejos

28 Mai

Papo de Árvore – Influência Portuguesa na construção – Azulejos

Papo de Árvore – Herança portuguesa na construção civil – Azulejo

Já vou dar um spoiler gigante do desfecho desse texto. O bom de escrever num blog é isso. Lá vai! Casas de madeira não são tão comuns no Brasil por que os Portugueses que nos colonizaram não priorizaram essa tecnologia, simples assim.

Hoje com tratamento e inúmeras aplicações para uso à madeira tem sido empregada de forma inteligente e bonita. Outra preocupação na construção é o ganho em sustentabilidade que é também uma vantagem para planeta.

Mas hoje vamos falar sobre um pouco dessa influencia da colonização.

 Boa leitura!

A influência da arquitetura portuguesa no nosso país é vasta, principalmente no que chamamos de arquitetura colonial brasileira, que vai de 1500 até 1822.

Na nossa região ainda é notada nos casarões e na configuração das ruas por exemplo.

Essas construções refletem a influência portuguesa, com adaptações ao nosso clima e também aos materiais disponíveis por aqui.
Quando falamos em influência da arquitetura portuguesa, um diferencial que nos remete a lembrança são os famosos azulejos portugueses. Mas, essa não é a única, apesar de principal, influência na nossa decoração e projetos de arquitetura.

Os mosaicos, tem ganho destaque novamente e é uma influência totalmente portuguesa. O estilo barroco e o rococó foram os estilos mais presentes no Brasil através dessa temática.

Azulejo Português

Reprodução moderna com influência portuguesa

Chegou a Portugal no ano de 1498, pelo Rei D. Manuel I, numa das suas viagens a Espanha.

 Portugal aprendeu o método de fabricacão e de pintura, e o azulejo português tornou-se das marcas de expressão mais fortes da sua cultura. Foi nessa época que os portugueses passaram a usar a técnica majólica, originária da Itália, que consiste na pintura direta dos azulejos.

Com isso, o brilho, a exuberância e a fantasia dos motivos ornamentais chegaram do Oriente. Já da China, chegou o azul da porcelana que, na segunda metade do século XVII, deu ao azulejo composições sem caráter repetitivo, cheias de dinamismos e formas em movimento.

– Quem diria que a decoração de azulejo que existe hoje na sua e na minha cozinha ou banheiro veio dessa influencia colonial?!?!

A medida que a história avança outras tecnologias foram empregada como o concreto  e o aço mas isso é assunto para outro texto.

Estou contando isso pois vejo as fotografias das obras que a Ecologs fornece a madeira e como essas entregas são ricas em referências na escolha dos materiais.

Acompanhem em nossas redes sociais instagram @ecologsbrasil e Facebbok @ecologsmadeiras o dia a dia das possibilidades da madeira nas inúmeras formas de construir.

Leave a Reply