Por que os “GRINGOS” constroem casas de madeira?

31 Jan

Por que os “GRINGOS” constroem casas de madeira?

Por que Os “Gringos” constroem casas de Madeira?

Por; Katia Sadagurschi São Paulo 31 de Janeiro 2021.

Eu não vou cansar de reproduzir essa introdução sobre a importância da madeira na construção

“A madeira como material para construção acompanha o homem há milênios, desde o início do processo de sedentarismo da humanidade, com a fundação dos primeiros assentamentos, até as cidades contemporâneas. Ao longo deste período foram desenvolvidas muitas técnicas construtivas utilizando a madeira como elemento estrutural chave, e muitas destas técnicas são aplicadas ainda hoje, porém, utilizando o concreto armado em sua substituição. Mas a madeira nunca deixou de ser usada, pois apresenta vantagens importantes que dificilmente serão superadas pelo concreto ou qualquer outro material não orgânico: Boa relação resistência-peso; Versatilidade para industrialização; Custo competitivo com o aço e o concreto; Material 100% renovável; Melhor conforto térmico e acústico;

Uma pergunta que me fazia quando assistia aqueles programas de reforma que passam na TV fechada. Em especial aquele que tem dois Gêmeos só pra localizar vocês.

Por que os gringos constroem casa de madeira? Eles não têm medo de incêndios?

A resposta está em vários artigos científicos publicados e estudados em universidades de engenharia no mundo todo.

Com relação aos incêndios, a madeira em geral é um material combustível mas, é um mal condutor de calor, isso significa que, em um momento de incêndio, uma peça robusta de madeira mantém a temperatura de seu interior por mais tempo, conservando assim, suas propriedades mecânicas. Já as estruturas mais delgadas necessitam de proteção específica, como agente retardantes ao fogo e detalhes construtivos que protegem esta estrutura. Calil Junior et al. (2003) descreve que diferentemente do aço, madeiras não apresentam distorção quando submetidas a altas temperaturas, dificultando a ruína da estrutura. Sensacional!! Eu também tinha essa ideia da maior fragilidade da construção de madeira.