Proteção solar para árvores
Vou reproduzir em parte uma matéria da Holanda muito interessante, não me lembro de ter visto ninguém tocar nesse assunto.
Pasmem!! Proteção solar pra árvores. Seriam justamente elas a cumprir parte dessa função pra terra (solo) e o ambiente em geral. Esse tema foi abordado a partir da observação de árvores não só de culturas ostensivas, mas também as plantadas em espaços públicos.
Nos últimos anos, experimentamos em primeira mão, os verões estão ficando mais quentes devido às mudanças climáticas. Como resultado, as árvores jovens e transplantadas têm dificuldade em absorver e evaporar água suficiente, que pode ser usada para resfriar a casca. Isso pode fazer com que a temperatura na casca suba acentuadamente. A pesquisa mostrou que a morte da casca e do câmbio, ou queimaduras solares, pode ocorrer em temperaturas da superfície da casca de 45 a 47 graus.
Sintomas
A deterioração do tecido do floema é alongada e visualmente difícil ou impossível de reconhecer logo após seu surgimento. Durante a estação de crescimento, o local torna-se maçante e áspero. Em seguida, aparecem rachaduras na casca, geralmente no lado sudoeste do tronco. Quando esta mancha é cortada, pode-se ver que o câmbio morreu. A queimadura solar ocorre principalmente em árvores com casca fina (quando plantadas). As espécies de árvores onde isso pode ocorrer são, em particular: bordo, castanheiro, carpa, faia, freixo, castor, tília.
Prevenir queimaduras solares
Para evitar queimaduras solares, é importante, em primeiro lugar, estabelecer um bom local de plantio, comprar um bom material vegetal e fornecer bons cuidados após o plantio. O objetivo por trás disso é que a árvore deve ser capaz de absorver água de forma ideal e, assim, resfriar a casca. Claro, isso também se aplica a espécies não sensíveis a queimaduras solares. Desta forma, os valores funcionais de uma árvore são utilizados de forma otimizada.
Use a proteção certa
O material de proteção ao redor ou no tronco pode proteger as espécies sensíveis das queimaduras solares. Ele não deve se encaixar muito próximo ao tronco para manter uma camada de ar para esfriar e não atrapalhar o crescimento da árvore em espessura. O material deve durar de preferência de 2 a 3 anos e deixar passar mais sol aos poucos para que a árvore se acostume. A aplicação ocorre até o primeiro verticilo do ramo.
Vários estudos mostraram que dois métodos são os melhores para proteger as árvores das queimaduras solares.
Proteção de esteiras de bambu ou junco
Ou uma solução de caiar parte do tronco da árvore.
Isso é uma lembrança que me arremete a infância e vocês já devem ter visto aquelas árvores de tronco pintado de branco contrastando ao gramado ou flores de vários sítios ou paisagem de estradas.
Eu só achava muito bonito agora vejo que é pra proteção da planta.