Saia do óbvio!!!

12 Jul

Saia do óbvio!!!

Telha de pinus tratado em autoclave – material Ecologs

Já pensou em usar telhas de madeira?

Pode ser uma excelente solução para substituição da palha em algumas coberturas.

No setor da construção quando falamos em coberturas, são inúmeros os modelos, tipos, materiais e cores de telhas disponíveis, inclusive as chamadas coberturas naturais (teto jardim ou teto verde). Porém, quando pensamos em cobertura de palhas, tudo se resume a sapé! Sim! Todos chamam qualquer tipo de palha, de sapé!

Temos no mercado três tipos de palhas: sapé, piaçava, santa fé (isso aqui em SP, lá no nordeste vamos encontrar ainda, a carnaúba, entre outras). E com certeza esse vai ser um outro tema pra postagem. Vou pesquisar.

Em alguns lugares da Europa são comuns em telhados feitos com telhas de madeira, por exemplo e por que não aqui?

Abaixo, segue uma breve explicação sobre estes dois tipos de telhas:

Produzidas industrialmente, serradas e com dois frisos laterais, tratadas. Lembram uma telha de ardósia. Estas geralmente são em eucalipto ou pinus e agora, estão sendo chamadas de taubilhas  porém, as taubilhas originais, assim são chamadas, por imitarem tábuas (ou tabuinhas, daí o nome taubilhas) irregulares, o que justamente as caracterizam por serem bem rústicas. Então: TAUBILHAS ECOLÓGICAS e TELHAS DE MADEIRA TRATADAS podemos definir como:

São telhas artesanais, fatiadas no machado  uma a uma, feitas com sobras de guajará. Trata-se de material ecológico, uma vez que sua obtenção ocorre a partir do reaproveitamento de sobras de madeiras e também pelo fato de não requererem produtos químicos para sua conservação, pois são feitas de madeira de lei, bem resistente ao tempo. A madeira da qual se originaram as taubilhas é proveniente de áreas com manejo florestal, todas com DOF (Documento de Origem Florestal).

Mas a gente usa pinus tratada em autoclave !!!!!!

 Como sugestão  esse material (telha) para uso em quiosques, gazebos, passarelas, garagens, entre outros que exijam bom gosto e sustentabilidade.

Espécie: “Pinus taeda”

Secagem: Estufa (K.D.)

Tratamento Preservativo: CCA 6,5 kg/m³

Dimensões: 12 x 140 x 600mm

Rendimento: 33 telhas / m² (considerando perdas de 5%)

Ripa sugerida: Recomenda-se a ripa de Pinus Aplainada 22 x 45 x 3000mm como suporte das taubilhas.

Galga: 25cm

Leave a Reply