Secagem da madeira de Eucalipto.
Leio sobre madeira e olho o dia todo em diversos canais fora a vivência do cliente, experiência de produção e tudo que nos ródia nas várias etapas de trabalho.
Dois assuntos que amo de paixão são paisagismo e bio construção “Gente como é lindo de ver!”
Mas para que tudo isso seja possível assim como a construção ou qualquer nível de modelagem ou beneficiamento da madeira se faz necessário um processo que a olhos leigos como o meu seria totalmente mecânico a “secagem” É nesse assunto que vou tocar hoje. Boa leitura!
Em qualquer processo de transformação da madeira em manufaturados, a secagem é a fase intermediária e que mais agrega valor no produto final.
Vai tornar o material mais estável possível e facilitará qualquer tipo de acabamento mecânico aplicação química de adesivos, titãs vernizes dentre outros benefícios.
A madeira é uma material poroso higroscópico contendo água em forma líquida dentro de suas fibras.
Geralmente a secagem se divide em 3 estágios distintos.
Evaporação da água na superfície do material e a movimentação da água liquida do interior até a superfície de evaporação por forças de capilaridade.
Pela superfície ocorre o deslocamento de uma corrente de ar, caracterizando uma secagem por convexão.
A energia (calor) é transferida para a superfície da madeira promovendo a evaporação da água ali existente. As condições externas exercem grande influencia regulando a taxa de secagem nessa fase.
A medida que a madeira perde a umidade vai sendo criado um gradiente de umidade principalmente no sentido da espessura e parte dessa energia aquecerá o material.
Esse é o inicio da primeira parte da secagem onde a evaporação penetra no centro,
Essa movimentação e mudança de estado do liquido afeta a estrutura da madeira. Passando para o estágio final da secagem quando a linha de evaporação fica restrita ao centro da madeira não há mais água livre no material. A continuação do processo passa a ser controlada pela resistência internada madeira até o nível que tem de ser alcançado.
Na interpretação mais simples dessa etapa da secagem do material poroso significa que a perda de umidade na fase de taxa constante depende da permeabilidade e das características do ar como temperatura, umidade relativa, velocidade do vento e deslocamento – rotatividade das peças.
Parece simples mas essa etapa do processo bem realizada define a qualidade da madeira que vai ser consumida em suas múltiplas finalidades.
Leave a Reply