Tecnologia sustentável CIÊNCIA, silvicultura e agricultura.

29 Ago

Tecnologia sustentável CIÊNCIA, silvicultura e agricultura.

Que orgulho acompanhar uma linha de tempo de desenvolvimento de pesquisas e soluções para as nossas culturas.

#sustentabilidade #ciência #Brasil #evolução #eucalipto #agroflorestal

Você já ouviu falar de BIOSSÓLIDO?

Boa leitura!

O que é um biossólido?

O biossólido ou lodo de esgoto é a parte sólida, rica em nutrientes e matéria orgânica, que resulta do tratamento de esgotos.

O destino do lodo que surge a partir do tratamento de resíduos líquidos domésticos, comerciais e industriais, nas estações de tratamento de esgoto, volta à ordem do dia. A grande dúvida que atormenta muita gente e, principalmente, os ecologistas, é o que fazer com ele. Jogá-lo nos rios, contribuindo, assim, para a poluição?

A tecnologia tem a resposta! O lodo tratado e que passa a se chamar biossólido, pode contribuir para a sustentabilidade de florestas plantadas. A tese de doutorado do pesquisador Marcelino Guedes,  que na época  tinha 32 anos, da Embrapa Amapá, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, defendida em fevereiro de 2005, comprova isso.

Durante os três primeiros anos de pesquisa na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo, em Piracicaba, ficou comprovado que a partir do plantio de eucaliptos com o biossólido, o desenvolvimento da planta foi muito maior, principalmente na fase inicial. Já do terceiro para o quinto ano houve maior desenvolvimento das árvores que receberam adubação mineral completa. Ou seja: nitrogênio, fósforo, potássio, calcário e micronutrientes.

Outra constatação importante no estudo do pesquisador Marcelino Carneiro Guedes é que a aplicação do biossólido contribuiu para o aumento de nutrientes como o cálcio, fósforo e o zinco, no solo, na forma disponível às plantas.

Mas as vantagens não ficaram por aí. O uso do biossólido na primeira fase do estudo representou uma economia significativa na adubação: não foi preciso o uso de calcário, nitrogênio e micronutrientes. “O biossólido foi determinante para o desenvolvimento do cultivo, em todos os aspectos”, garante o pesquisador.

O biossólido é mais recomendado para o cultivo de cana-de-açúcar, à produção de álcool anidro; e de eucaliptos, que é usado na fabricação de papel e de móveis. Rico em nutrientes, ele também pode ser usado de forma controlada em culturas alimentares. O controle e o cuidado na aplicação são sempre necessários, pois o biossólido pode conter metais pesados e ser um veículo transmissor de patógenos causadores de verminoses e viroses.

Avanço nas Pesquisas

 No ocidente, os resíduos sanitários começaram a ser utilizados na agricultura com mais intensidade a partir de 1900, quando a Inglaterra enfrentou uma epidemia de cólera de proporções alarmantes.

Nos Estados Unidos, o avanço do biossólido é grande. Em 1998, por exemplo, quase 50 por cento do lodo produzido foi tratado e utilizado em sistemas agroflorestais. Aqui no Brasil, as pesquisas para o aproveitamento do biossólido na agricultura iniciaram na década de 1980, com os pesquisadores Wagner Bettiol e Paulo de Campos Torres de Carvalho. Mas os estudos na área florestal são recentes. Eles começaram em 1998, através de um grupo de pesquisadores da Escola Superior de Agricultura 

 Que orgulho colocar a referência bibliográfica desse texto

Serviço Tese: Ciclagem de Nutrientes após Aplicação de Lodo de Esgoto sobre Latossolo Cultivado com Eucalyptus Grandis Titulação: Doutorado Autor: Pesquisador Marcelino Guedes Instituição: Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo Local: Piracicaba Período: Fevereiro de 2005 Financiamento: Sabesp e Fapesp Parceria: Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais.

Leave a Reply