Tipos de Eucalipto.
Quanto mais eu leio e assisto conteúdo de mercado e científico mais me espanto com o tanto de novidade que existe em todo universo da madeira e olha o meu maior foco é o Eucalipto imagina o universo que tem além?!
Hoje existem mais de 600 espécies de eucalipto plantadas ao redor do mundo e cada uma dessas espécies tem sua utilidade para finalidades diferentes. Fiquem tranquilos que não vou falar das 600 rsrsrs Mas tem umas que no Brasil tem exploração econômica em inúmeras finalidades e sobre essas vou escrever um pouco.
Os principais tipos de eucalipto são:
- Eucalyptus grandis
- Eucalyptus cloeziana
- Eucalyptus dunnii
- Eucalyptus benthamii
- Eucalyptus globulus
- Eucalyptus nitens
- Corymbia citriodora
- Eucalyptus camaldulensis
- Eucalyptus pellita
- Eucalyptus saligna
- Eucalyptus urophylla
- Eucalyptus tereticornis
Embora alguns tipos de eucalipto sejam mais comuns, existem mais de 600 espécies, o que faz com que haja uma ampla dispersão mundial, crescendo satisfatoriamente em diferentes condições climáticas.
Essa árvore é cultivada para as mais diversas finalidades, como Celulose e papel, lenha, carvão, cavacos para energia, aglomerado, serraria, óleos essenciais para indústrias farmacêuticas, mel, ornamentação e quebra-vento, entre outros.
Embora recomendassem o plantio generalizado em outras regiões, os próprios australianos não cultivaram suas árvores nativas com finalidade econômica durante a maior parte do dos séculos XIX e XX.
No século XIX, jardins botânicos e os departamentos de agricultura distribuíram sementes de eucalipto para agricultores que desejassem plantar em lotes privados na América do Norte, América do Sul, Austrália e África do Sul.
Desta forma, espécies de eucalipto foram plantadas em quase todas as regiões do mundo.
No Brasil, a pesquisa sobre eucalipto se consolidou e expandiu a partir da década de 1960, sendo que em 1964 o Instituto Florestal de São Paulo estabeleceu um programa para seleção de árvores adaptadas e com crescimento superior.
Em 1973, um relatório da FAO indicava que a área plantada com eucalipto no Brasil era a maior do mundo, acima de 1 milhão de hectares, mais do que o dobro da área plantada na Índia, segunda colocada.
Assim, atualmente a área plantada com eucalipto no Brasil já supera 7 milhões de hectares. As principais espécies de eucalipto cultivadas no mundo são Eucalyptus grandis, Eucalyptus urophylla, Eucalyptus globulus, Eucalyptus camaldulensis e Eucalyptus tereticornis.
No Brasil, os híbridos de Eucalyptus urophylla x Eucalyptus grandis (“urograndis”) vem se destacando no cenário desde a década de 1980.
Isso se deve à excelente espécies e ao vigor híbrido tanto em aspectos produtivos, quanto na qualidade da matéria prima, principalmente para os setores de celulose e metalurgia.
Diferentes tipos para diferentes usos
Produção de papel: Quarenta por cento do eucalipto plantado destina-se à produção a fabricação de papel. A fibra curta da celulose é utilizada para obtenção de guardanapos, material de escritório, papel higiênico, dentre outros.
Extração de óleos: Os óleos essenciais extraídos de plantas de eucalipto são utilizados como medicamento, ajudando no tratamento de doenças respiratórias como tosse, gripe, bronquite, asma, amigdalite, dentre outras. Estes óleos são também utilizados para dores musculares e articulares e picadas de inseto.
Madeira: A madeira é utilizada para a construção civil, fabricação de móveis e fabricação de embalagens.
Ornamental: Algumas espécies de eucalipto são utilizadas no jardinagem , paisagismo em praças e jardins de todo o mundo devido a sua beleza.
Os motivos que fazem como que seja a árvore mais plantado do Brasil são além da sua adaptação ao nosso clima, a sua versatilidade, existindo uma espécie apropriada para cada finalidade.
No Brasil, os tipos de eucalipto mais plantados são o E. grandis e E. urophylla, na maioria da área para produção de celulose.
O E. deglupta, conhecido como eucalipto arco-íris e o E. cinerea são utilizados para arborização urbana e decoração.
Quando o objetivo é a extração de óleos essenciais, a espécie mais cultivada é o E. globulus.
Por este motivo, é importante conhecer os diferentes tipos de eucalipto. Trabalhamos com madeira mas estou especialmente encantada com os ornamentais. Mas isso já é outro assunto.