Tonalidades da Madeira

3 Abr

Tonalidades da Madeira

Frente da loja- dá até para tomar um sol!

Sim a madeira pode ter como definição da sua utilidade principalmente na decoração a sua cor.

O pau Brasil é um grande exemplo disso na nossa realidade, com a sua tonalidade marcante e grande ganho econômico deu o nome ao pais onde vivemos.

 No caso a madeira nativa, de lei tem tonalidades marcantes que hoje podem ser replicadas de forma sintética a partir da tecnologia.

E vamos falar um pouco disso.

Imbuia, mogno, cedro, peroba. Existem diversos tipos de madeira, mas cada um apresenta características próprias e diferentes entre si, sendo a principal e mais visível delas a cor.

Alguns tipos de madeira podem ser facilmente reconhecidos pela tonalidade marcante, como o avermelhado único do mogno ou o tom claro e rajado do pinus.

O fato é que quando se opta por utilizar madeira na decoração é preciso se atentar para a harmonização dela com os demais elementos e cores presentes no ambiente.

Tons de madeira

Quais são os nomes dos principais tons de madeira?

Os tons de madeira variam de acordo com a espécie de árvore que são originados. Vale destacar que uma mesma espécie pode apresentar diferenças de tonalidade, dependendo das condições climáticas, do solo e disponibilidade de nutrientes que a árvore está exposta.

Por essa razão, nem toda imbuia é exatamente igual a outra, por exemplo. Contudo, de modo geral, é possível identificar e classificar os tons de madeira em claros, médios, avermelhados e escuros.

As madeiras claras geralmente vêm de árvores como eucalipto, pinus, pinho, cerejeira e itaúba. Os tons médios e escuros são encontrados em árvores como cedro, imbuiá, carvalho americano, cumarú, ipê e cedrinho.

Para quem prefere os tons quentes e avermelhados de madeira pode apostar em espécies como mogno, jacarandá ou pau ferro, peroba e angelim.

Madeira natural e madeira pintada

Ao optar por usar madeira natural e madeira pintada no mesmo ambiente, procure dar preferência para tons claros e neutros para a pintura. Isso evita que o ambiente fique confuso e muito marcado.

A madeira sempre valoriza a decoração, tornando-a elegante, nobre, aconchegante e quente. O importante é não deixar de usá-la por medo de fazer as combinações.

 E num outro texto vou falar mais sobre o assunto.

Que seja lindo esse mês de abril que se inicia!!!!

Leave a Reply