Vamos Falar sobre REFLORESTAMENTO.

18 Mar

Vamos Falar sobre REFLORESTAMENTO.

Muito por conta do curso exploratório que por muitos anos norteou a história da humanidade, criou-se um estigma social em cima de empresas do ramo madeireiro, carvoeiro e celulose.  Não podemos dizer, de maneira alguma, que é uma ideia que nasceu de uma percepção equivocada. Afinal de contas, consciência ambiental e iniciativas mais sustentáveis, como a madeira de reflorestamento, só surgiram em tempos mais recentes. Historicamente, provavelmente a memória que existe na cabeça dos brasileiros quando o assunto é exploração da madeira, diz respeito ao momento em que os portugueses desembarcaram em nosso país e levaram o máximo de Pau-Brasil que conseguiram, sem moderação alguma. Os tempos, entretanto, são outros.  Atualmente existem legislações que protegem o meio ambiente de maneira mais eficaz, além de uma compreensão sobre a importância da preservação dos nossos recursos naturais para a garantia de um futuro para as próximas gerações

A madeira de reflorestamento é uma resposta sustentável

Por tudo isso, alternativas sustentáveis passaram a ser buscadas para que a humanidade pudesse progredir sem ter que danificar o seu lar.  Considerando esses princípios, seja na produção energética, por meio da biomassa de eucalipto, ou na exploração da madeira como matéria prima para outras indústrias, foram criadas formas de preservação ecológica sem perda de produtividade. Essas aplicações, por sua vez, só são possíveis por conta da madeira de reflorestamento, que permite a reposição das florestas exploradas e a preservação de áreas verdes.  Mesmo assim, entretanto, ainda existem muitas dúvidas sobre esta prática e a seguir é possível encontrar respostas.

Todas as áreas podem ser reflorestadas?

Nem todas as áreas podem ser reflorestadas. Antes de mais nada, é preciso analisar o grau de fertilidade do solo. A depender do local, é possível que o plantio tenha se tornado inviável. O reflorestamento também depende muito da espécie de árvore a ser plantada e o clima local.  Árvores de Eucalipto, por exemplo, têm maior facilidade que outras em uma grande variedade de climas.

Qual a árvore mais utilizada no reflorestamento?

A espécie mais utilizada é o Eucalipto, muito por conta da facilidade em crescer em diferentes climas.  É um tipo de planta que também tem uma rápida velocidade de crescimento em relação a outras árvores.

Como funciona o processo de reflorestamento?

Explicando de maneira simplificada, no reflorestamento comercial são plantadas árvores em uma área previamente delimitada.  Essas árvores são extraídas, comercializadas e dão lugar a outras novas, continuando assim o ciclo.

Como é usada a madeira de reflorestamento após a sua extração?

Há diversas finalidades para a madeira de reflorestamento que é comercializada.  Ela pode tanto ser usada para a fabricação de móveis domésticos, por exemplo, como para a produção de biomassa, uma fonte renovável de energia muito usada em caldeiras industriais e que faz parte da especialidade da Potencial Florestal.